Teologia

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O MUNDO SEM RUMO



Ricardo André

Vivemos na assombrosa era da tecnologia, da cibernética, dos computadores, internet e dos cérebros eletrônicos. Eles realizam façanhas incríveis. Mas, é também uma era de contradições. De um lado, brilham as luzes do saber, da tecnologia, do conforto e da riqueza. Do outro lado estão os miseráveis, que vivem na ignorância, na miséria, na pobreza, nas drogas e na criminalidade. O mundo está assentado em cima de um vulcão de explosões sociais prestes a explodir.

Parece que vivemos num mundo atribulado, onde impera confusão e desordem. A humanidade tomou o caminho errado! Depois que Adão e Eva saíram do jardim, ao tomarem um rumo diferente na vida, homens e mulheres lutam para voltar ao trilho, ao caminho de volta ao lar.

Muitos perguntam: “Para onde estamos indo? Será este o prenúncio de um milênio melhor? Ou será o início do fim de nossa civilização?

Jesus é o único caminho de retorno ao lar eterno. O homem moderno errou o caminho e perdeu a direção, mas Jesus pode indicar a estrada rumo ao lar. Ele é a única solução para a humanidade atribulada e perdida no mar da estrada da vida. As Sagradas Escrituras afirmam: “A vida estava nEle, e a vida era a luz dos homens” (Jo 1:4).

Jesus comparou o tempo do fim, com os dias anteriores ao dilúvio. Aqueles dias, diz o relato sagrado, foram caracterizados por dois destaques: corrupção e violência. “A Terra porém estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência” (Gn 6:11). Esses são também os destaques do noticiário dos jornais diário: corrupção e mais corrupção, violência e mais violência. Nos encontramos diante de grandes explosões, de grandes catástrofes, filosofia que desnortearam o curso da humanidade. A similaridade com os dias de Noé é perfeita. Vejamos alguns deles:

1) A explosão demográfica. O século XX começou com um bilhão e 600 milhões. A ONU divulgou que a população mundial atual é de 7 bilhões e 200 milhões. Há crise de energia, do ambiente, crise ecológica, como o aumento da poluição atmosférica, poluição das águas.

2) A explosão sexual. O drama é incompreensível: estupro, abusos de crianças, violência, causados pelo instinto desenfreado de seres humanos, sexo livre. Aids é a consequência da vileza e deturpação da humanidade.

3) A explosão da maldade. Ouvimos de filhos que mataram seus pais. As grandes concentrações urbanas, com seus bolsões de favelas, vivendo em situação de penúria, falta de higiene, falta de alimento, falta de emprego, são fatores que produzem tensão, gerando violência e crimes. Estamos assombrados! O perigo está em toda parte, podemos ser assaltados no portão de nossa casa ou em qualquer sinaleiro, numa praça, na estrada e até na praia. Não há mais lugar de segurança. Convivemos com a neurose do medo, do pavor e do estresse. O ditado é que os bandidos estão nas ruas e as vítimas presas em suas casas, com cadeados, grades, sistemas de alarme, cachorros enormes, guardas, vigias, entre outros.

4) A explosão do materialismo. Os deuses modernos são o dinheiro e o sexo. O consumo é a norma. Estamos realmente perdidos num miasma de confusão e erro. Os seres humanos precisam voltar para Jesus – “o Caminha, a Verdade e a Vida” (Jo 14:6) – o único que pode nos levar de volta ao lar eterno. A escritora cristã, Ellen G. White, afirmou: “Só em Deus é que há socorro para nós” (Caminho a Cristo, p. 31).

Estas explosões são sinais evidentes do cumprimento de Cristo: “E como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem” (Lc 17:26). Caro amigo leitor, alegre-se! Esses sinais são alguns dentre tantos na Bíblia Sagrada, que indicam a proximidade da volta de Jesus à Terra. Nossa redenção se aproxima, tenhamos esperança. Quando Jesus voltar os problemas humanos serão totalmente solucionados. Aguardemos com fé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário