Teologia

sexta-feira, 17 de julho de 2020

O PRONUNCIAMENTO FINAL DE DEUS: “ESTÁ FEITO”


Ricardo André

Vivemos num mundo marcado pela dor, injustiça, corrupção e morte. A humanidade vem transpondo, no decorrer dos séculos, graves problemas que ameaçam sua subsistência, tais como: guerras mundiais, pestes, ameaças terroristas, entre outros. Vemos com frequência nos jornais e na televisão os resultados daqueles que entregam sua vida ao inimigo de nossa alma. Os quadros da guerra civil em Ruanda entre os grupos étnicos hutus e tutsis, em 1994, que causou a morte de cerca de 800 mil tutsis; a guerra em Sarajevo ocorrida entre 1992 e 1995 pela independência da Bósnia. Que deixou um saldo de milhares de mortos (as estimativas falam de 100.000 a 200.000 mortos). O conflito também ficou marcado pelo processo de limpeza étnica promovido pelas forças sérvio-bósnias contra a população bosníaca (bósnio-muçulmanos); e mais recentemente os ataques terroristas nos EUA, em 11 de setembro de 2001, coordenados pela Al Qaeda, matando quase três mil pessoas, estão indelevelmente gravados em nossa mente.

Crianças desnutridas com rostos emaciados nos países africanos; o choro dos que perdem seus entes queridos, vítima da violência, do crime e da Covid-19; o semblante dos dependentes químicos e criminosos carcomidos pela droga e vícios do mundo; os corpos cadavéricos dos contaminados pelo vírus da AIDS, a dor da solidão – são os resultados de viver em um mundo cheio de pecado. Sim, essas tragédias acontecem porque a mais de seis mil anos um inimigo invadiu o lar feliz de Adão e Eva e eles cederam à tentação, caindo em pecado (Gn 3). Imediatamente seus corações foram transformados, e uma natureza cruel e pecaminosa distorceu a vida de cada ser humano, daquele dia até agora. A própria criação - o mundo da natureza - "geme até agora, como em dores de parto" (Rm 8:22, NVI).

Deus planejava que Adão, Eva e todos os seus descendentes fossem sumamente felizes. Houvesse Seu plano se realizado, e a palavra tristeza nunca teria feito parte do dicionário. Nenhuma lágrima teria sido derramada em uma tumba. Nenhuma criança teria sido atropelada por um carro. Nenhuma mãe veria seu filho com uma doença terminal. Há esperança para o mundo angustiado? Não há escape desse estado de coisa terrível?  Sim, há esperança!

As palavras de Cristo “Tudo está feito” é a esperança do mundo

João, o vidente de Patmos registrou as palavras imortais de Deus proferidas em Apocalipse 21:6: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida”. O que significa a expressão “está feito”? No capítulo 21, João descreve a visão de um novo céu e uma nova terra. É interessante que ele começa a descrição dessa visão com a palavra: “depois”. Reconhece que outras coisas aconteceram antes. Ou seja, há uma conexão entre a realidade que havia “antes” ou “agora”. Portanto, essas maravilhosas palavras serão ditas no tempo da criação do Novo Céu e da Nova Terra, ao término do Milênio, do juízo final e da destruição de Satanás, seus anjos e os adeptos da sua rebelião contra Deus (Ap 20). “Está feito” ou "Tudo está realizado" (KJA), falam de um fim eterno para tudo o que atrapalha nossa felicidade. Significa que, “o que Deus havia prometido por intermédio de Seus santos profetas e que Seu povo justo aguardava com tanta expectativa finalmente se transforma em fato consumado. A prévia mostrada a João é a garantia da realização final que ainda está por ocorrer” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 990). É uma promessa maravilhosa! É a promessa de um novo começo. Que esperança! Que conforto! Nosso amorável Deus quer que vivamos felizes, espera que tenhamos confiança em Sua promessa.

Embora existam lutas, sofrimentos e dificuldades, nós temos uma esperança – Jesus voltará em poder e glória para trazer Seu reino eterno (Dn 2:44). E, quando isso acontecer o sofrimento de toda espécie cessará. Nesse dia, a solidão desaparecerá para sempre. Estaremos com Deus. Fomos feitos para Ele. Ele preencherá o vazio da solidão de nossa vida.

As palavras finais de Deus também banem a dor e a morte para sempre. Pois “não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” (Ap 21:4, NVI). A doença não mais existirá, inclusive o temível câncer, a obra da morte terá um termo; sua história terá um ponto final. Será finalmente destruída (I Co 15:26, 27). As palavras “está feito” são Sua promessa de que, um dia, Ele nos dará um Novo Céu e Nova Terra, bem como um novo corpo que pulsará com vida, alegria e saúde (Fp 3:21). Com corpo e mente perfeitos, possuindo imortalidade, e vivendo num mundo em que não haverá nenhuma causa de dano ou destruição, os remidos sentir-se-ão plenamente felizes e realizados (1Co 15:51-56). Essa é a grande esperança que nos foi prometida em Cristo, uma esperança selada com Seu sangue.

Sobre isso, Ellen G. White escreveu: “A dor não pode existir na atmosfera do Céu. No lar dos remidos, não haverá lágrimas, nenhum cortejo fúnebre, nenhuma exteriorização de luto. "E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela será absolvido da sua iniquidade." Isa. 33:24. Uma rica maré de felicidade fluirá e aprofundar-se-á ao avançar a eternidade” (Testemunhos Seletos, v. 3, p. 433).

“Os dias de dores e prantos acabaram-se para sempre. O Rei da glória enxugou as lágrimas de todos os rostos; removeu-se toda a causa de pesar” (O Grande Conflito, p. 650).

Suas palavras “está feito” falam de um Deus que fará “novas todas as coisas” (Ap 21:5). Esta vida é cheia de injustiça e desigualdade. Mas um dia o Rei da Justiça irá reinar. Cristo Se assentará em Seu trono celestial. Na eternidade, a sociedade celeste será justa e reta. Pode ser que não se encontre sempre justiça na Terra, mas ela será encontrada no Céu.

O pronunciamento final de Deus, “está feito”, é um brado de que a morte desaparecerá para sempre. Você perdeu um ente querido? A dor desta perda parece difícil demais de suportar sozinho? Um dia, a morte será uma coisa do passado. O amanhã glorioso de Deus trará, para sempre, um fim para morte. Ela desaparecerá.

A vida dois salvos na Nova Terra

Em uma triunfante nota final, o divino anúncio celestial é proclamado: “Está feito”. A guerra acabou. As lágrimas, o terror, os conflitos acabaram. A justiça reina para sempre. Quando Jesus regressar, Ele removerá Seu povo deste mundo arruinado, onde têm permanecido por seis mil anos, e os restabelecerá naquele lar perfeito dos remidos. Por isso, não é de se admirar que o povo de Deus, desde o tempo de Adão e Eva até o presente, tenha esperado tão ansiosamente pela segunda vinda de Jesus. Enoque disse: "Eis que é vindo o Senhor com milhares de Seus santos" (Judas 14). Abraão esperou pela "cidade que tem fundamentos, da qual o Artífice e Construtor é Deus" (Heb. 11:10). Isaías profetizou de "novos céus e nova terra", onde "de um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar" perante Deus (Isa. 66:22 e 23). João disse: "Ora vem, Senhor Jesus" (Ap 22:20), e o fiel povo de Deus através da história cristã tem dito: "Até quando, Senhor, quanto tempo mais teremos que esperar pela Tua vinda?" (Ap 6:10).

Na atualidade, os Adventistas do Sétimo Dia, juntamente com muitos outros cristãos, creem que vivemos muito próximos do tempo em que essa "bendita esperança" se concretizará. Isto nos dá grande alegria - sabermos que em breve as tristezas pelas quais passamos nesta vida, terão seu fim.

Ellen White, que teve o privilégio de, em visão, contemplar a Nova Terra, como há muito foi anunciado pelos profetas bíblicos, assim a descreve:

“Pusemo-nos então a observar as coisas gloriosas fora da cidade. Vi ali casas belíssimas, que tinham a aparência de prata, apoiadas por quatro colunas entremeadas de pérolas preciosas, muito agradáveis à vista. Destinavam-se à habitação dos santos. Em cada uma havia uma prateleira de ouro. Vi muitos dos santos entrarem nas casas, tirarem sua coroa resplandecente, e pô-la na prateleira, saindo então para o campo ao lado das casas, para lidar com a terra. Não como temos de fazer com a terra aqui. Absolutamente. Uma gloriosa luz lhes resplandecia em redor da cabeça, e estavam continuamente louvando a Deus.

“Vi outro campo repleto de todas as espécies de flores, e, quando as apanhei, exclamei: "Elas nunca murcharão." Em seguida vi um campo de relva alta, cujo belíssimo aspecto causava admiração; era uma vegetação viva, e tinha reflexos de prata e ouro quando magnificamente se agitava para glória do Rei Jesus. Entramos então num campo cheio de todas as espécies de animais: leão, cordeiro, leopardo, lobo. Todos em perfeita união. Passamos pelo meio deles, e pacificamente nos acompanharam. Dali entramos num bosque, não como os escuros bosques que aqui temos, não, absolutamente, mas claro e por toda parte glorioso. Os ramos das árvores agitavam-se de um lado para outro lado, e todos exclamamos: "Moraremos com segurança na solidão, e dormiremos nos bosques." (Vida e Ensinos, p. 62, 63)

“Ali os remidos conhecerão como são conhecidos. O amor e simpatias que o próprio Deus plantou na alma, encontrarão ali o mais verdadeiro e suave exercício. A comunhão pura com os seres santos, a vida social harmoniosa com os bem-aventurados anjos e com os fiéis de todos os tempos, que lavaram suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro, os sagrados laços que reúnem "toda a família nos Céus e na Terra" (Efés. 3:15) - tudo isto concorre para constituir a felicidade dos remidos”.

“Ali, mentes imortais contemplarão, com deleite que jamais se fatigará, as maravilhas do poder criador, os mistérios do amor que redime. Ali não haverá nenhum adversário cruel, enganador, para nos tentar ao esquecimento de Deus. Todas as faculdades se desenvolverão, ampliar-se-ão todas as capacidades. A aquisição de conhecimentos não cansará o espírito nem esgotará as energias. Ali os mais grandiosos empreendimentos poderão ser levados avante, alcançadas as mais elevadas aspirações, as mais altas ambições realizadas; e surgirão ainda novas alturas a atingir, novas maravilhas a admirar, novas verdades a compreender, novos objetivos a aguçar as faculdades do espírito, da alma e do corpo”.

“Todos os tesouros do Universo estarão abertos ao estudo dos remidos de Deus. Livres da mortalidade, alçarão voo incansável para os mundos distantes - mundos que fremiram de tristeza ante o espetáculo da desgraça humana, e ressoaram com cânticos de alegria ao ouvir as novas de uma alma resgatada. Com indizível deleite os filhos da Terra entram de posse da alegria e sabedoria dos seres não-caídos. Participam dos tesouros do saber e entendimento adquiridos durante séculos e séculos, na contemplação da obra de Deus. Com visão desanuviada olham para a glória da criação, achando-se sóis, estrelas e sistemas planetários, todos na sua indicada ordem, a circular em redor do trono da Divindade. Em todas as coisas, desde a mínima até à maior, está escrito o nome do Criador, e em todas se manifestam as riquezas de Seu poder”.

“E ao transcorrerem os anos da eternidade, trarão mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais aprendem os homens acerca de Deus, mais Lhe admiram o caráter. Ao revelar-lhes Jesus as riquezas da redenção e os estupendos feitos do grande conflito com Satanás, a alma dos resgatados fremirá com mais fervorosa devoção, e com mais arrebatadora alegria dedilharão as harpas de ouro; e milhares de milhares, e milhões de milhões de vozes se unem para avolumar o potente coro de louvor”.

"E ouvi a toda a criatura que está no Céu, e na Terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre." Apoc. 5:13.

“O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor” (O Grande Conflito, 677 e 678).

Algumas pessoas dizem que as promessas de Apocalipse 21 e 22 “são boas demais para serem verdade”. Porém, Cristo torna bem claro que Suas palavras são verdadeiras e que podemos crer no que é prometido por Ele. Sua Palavra nunca falhou, e nunca falhará. Certamente, todo nós temos pensado na “impossibilidade” de que um dia chegue ao fim tudo que agora existe. Milhões de pessoas não creem que Deus criou este mundo, e não acreditam que “a Terra e as obras que nela existem” (2Pd 3:10) serão destruídas. Eva duvidou das infalíveis palavras de Deus. Até hoje sofremos as consequências de se duvidar das palavras de Deus. Não devemos fazer a mesma coisa.

Enquanto o Salvador não vem...

Antes que isso aconteça, não fomos abandonados em nossas tristezas. A Bíblia relata que “Jesus chorou” por Lázaro, Seu amigo, que havia morrido, por suas irmãs e amigos (Jo 11:11-43). Jesus também sabe e Se entristece por nossas angústias e dores. O extremo da nossa dor é a morte. Ele bem sabe disso, pois passou por essa experiência. Agora, Ele está à direita do Pai intercedendo por nós. “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hebreus 4:16).

Ao mesmo tempo que somos lembrados pelas Sagradas Escrituras de que não estamos sós neste mundo de dor, somos lembrados de que fomos comissionados a proclamar a todo o mundo a mensagem da iminente vinda de Jesus. Nossa espera não é passiva, mas ativa. Tanto o Espírito Santo quanto a noiva dizem: “Vem!” (Ap 22:17). Como cristãos remidos por Jesus, devemos nos unir a esse movimento e fazer esse chamado. São boas-novas e, como tais, devem ser anunciadas ao mundo.

Depois de ver o Céu e a cidade e ser conduzida de volta a “este mundo”, Ellen White declarou o seguinte: “Algumas vezes penso que não mais posso permanecer aqui; todas as coisas da Terra parecem demasiado áridas. Sinto-me muito solitária aqui, pois vi uma Terra melhor” (Primeiros Escritos, p. 20).

Caro amigo leitor, você consegue imaginar o que significam estas coisas maravilhosas? Pois aqui nós temos apenas um sussurro, um vislumbre. O apóstolo Paulo, que teve várias visões (2Co 12:1-5), diz: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" (1Co 2:9, NVI). Vale apenas seguir a Jesus. Vale apenas abandonar as coisas deste mundo por amor a Jesus. Hoje, como Deus está te falando, não feche os seus ouvidos, não endureça o seu coração, não seja indiferente para com as realidades eternas. Hoje é dia de abandonar todo pecado: de abandonar a mentira, de abandonar o orgulho, a promiscuidade, a idolatria, a inimizade e ódio, toda forma de pecado, enfim! Hoje é tempo de converter-se ao Senhor, de voltar-se para Deus. Venha a Jesus, e veja o preço a ser pago:A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida” (Ap 21:6, NVI).

Apocalipse 21 e 22 nos exorta a renovar os nossos votos ao Senhor enquanto ainda há tempo. Constituem um apelo para despertarmos de nossa sonolência espiritual. Descrevem a eternidade para todo aquele que é iluminado pelo Espírito Santo. Você, que já é seguidor de Jesus, está disposto a renovar sua dedicação a Cristo e à obra de torna-Lo conhecido a outros? Deseja estar diariamente preparado para o encontro com o Senhor?

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário