Teologia

terça-feira, 26 de maio de 2020

A VINDA DO FALSO CRISTO: O ÚLTIMO GRANDE ENGANO DE SATANÁS



Ricardo André

Em Daniel 12:1, eventos importantes são descritos, os quais se desenrolarão nos momentos finais que antecedem a segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo: “E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro” (ACF).

O texto sugere que Miguel, cujo nome significa “quem é como Deus?”, é o próprio Jesus, que como líder militar se erguerá no tempo do fim para proteger Seu povo fiel e o conduzirá de maneira especial durante os dramáticos eventos finais da história. Quando Ele se levanta, Ellen G. White afirma que “cessa então Jesus de interceder no santuário celestial. Levanta as mãos e com grande voz diz: Está feito; e toda a hoste angélica depõe suas coroas, ao fazer Ele o solene aviso. "Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda." Apoc. 22:11. Todos os casos foram decididos para vida ou para morte. Cristo fez expiação por Seu povo, e apagou os seus pecados. O número de Seus súditos completou-se; "e o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu", estão prestes a ser entregues aos herdeiros da salvação, e Jesus deve reinar como Rei dos reis e Senhor dos senhores” (O Grande Conflito, p. 613 e 614).

Em seguida, o texto prever que “haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo”. Esse tempo de angústia corresponde a mesma “grande tribulação” mencionada em Apocalipse 7:14, que passará o povo de Deus no fim do tempo.

Ao iniciar a “grande tribulação”, o mundo todo estará mergulhado em profundas crises econômica, moral e social. As nações estarão enfurecidas (Ap 11:18). Haverá guerras e desastres (Mt 24:6, 7). A Senhora Ellen G. White comparou o tempo de angústia de Jerusalém com o tempo de angústia que o mundo espera: “Ao cessarem os anjos de Deus de conter os ventos impetuosos das paixões humanas, ficarão às soltas todos os elementos de contenda. O mundo inteiro se envolverá em ruína mais terrível do que a que sobreveio a Jerusalém na antiguidade.” (Ibdem, p. 614).

Um “Alto Clamor” será dado

Ao passo que os líderes políticos mundiais lidarão com o aumento de toda sorte de calamidades, o fiel povo de Deus experimentará, no princípio da grande tribulação, um maravilhoso poder do Espírito Santo: “E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória” (Ap 18:1). Através do poder do Espírito Santo o povo de Deus iluminará a Terra com a luz gloriosa da verdade do “evangelho eterno” (Ap 14:6-12).

Ellen G. White escreveu: “As profecias de Apocalipse dezoito logo se cumprirão. Durante a proclamação da mensagem do terceiro anjo, ‘outro anjo’ descerá ‘do Céu’, tendo grande poder, e a Terra se iluminará ‘com a sua glória’. O Espírito do Senhor abençoará tão graciosamente os consagrados instrumentos humanos, que homens, mulheres e crianças abrirão os lábios em louvor e ações de graça, enchendo a Terra com o conhecimento de Deus e com Sua insuperável glória, como as águas cobrem o mar” (Maranata, o Senhor Vem! [MM 1977], p. 219, 220).

O texto revela nitidamente que será a atuação do Espírito Santo na vida dos fiéis filhos de Deus que trará luz (conhecimento) a este planeta em trevas. Eles testificarão de Deus, chamando os Seus filhos que ainda se encontram na Babilônia mística saírem e a obedecerem os mandamentos de Deus, e esses fiéis devem ser chamados a sair para não participar dos pecados dela e não sofrer “dos seus flagelos” (Ap 18:4). O chamado “Retirai-vos dela, povo Meu” é a advertência final a ser dada aos habitantes da Terra.

Essa atmosfera de reavivamento agitará a Terra. O Espírito Santo impele pastores e membros fiéis da igreja de Deus a juntos trabalharem intensamente pelo Senhor. Ao se manifestar o trabalho do Espírito Santo, realizações de ocultismo se intensificarão. Anjos caídos aparecerão a muitos disfarçados de entes queridos seus que já morreram ou mesmo personalidades que viveram no passado. Eles falarão de paz e esperança. Porém, ensinarão doutrinas contendo erros perigosos e sutis. A respeito disso, as Sagradas Escrituras alerta-nos: “São espíritos de demônios que realizam sinais miraculosos” (Ap 16:14). “Esses sinais fazem parte da estratégia enganosa de Satanás no tempo do fim para persuadir o mundo a segui-lo, em vez de seguir o Deus verdadeiro” (Lição da Escola Sabatina, 1º Trimestre de 2019, ed. do Professor, p. 142). Satanás continuará com essas maravilhas até o fechamento da porta da graça.

Como se vê, essas manifestações sobrenaturais influenciarão a muitos, e são poucos os que estarão preparados para se opor. A esta altura famílias e igrejas tornar-se-ão ineficazes no combate a crescente onda de decadência global.

Em meio a esse tumultuado cenário político e social, as pessoas do mundo inteiro procurarão desesperadamente um caminho para combater essa onda universal de crises. Líderes políticos e religiosos apelarão para seus Parlamentos pedindo por medidas legais, a fim de restaurar os princípios de Deus e a paz na Terra. Como resultado dessa pressão enganosa, o Parlamento do EUA aprova leis que conflitam diretamente com a s leis de Deus. Depois, os governantes do mundo todo seguem-no aprovando medidas similares.

Ellen G. White afirma: “Quando as principais igrejas dos Estados Unidos, ligando-se em pontos de doutrinas que lhes são comuns, influenciarem o Estado para que imponha seus decretos e lhes apoie as instituições, a América do Norte protestante terá então formado uma imagem da hierarquia romana, e a aplicação de penas civis aos dissidentes será o resultado inevitável” (O Grande Conflito, p. 445). Os fiéis de Deus serão responsabilizados pelas misérias que estarão na ordem do dia e a solução será forçá-los a mudar de atitude, ou então, eliminá-los. “Os que honram a lei de Deus têm sido acusados de acarretar juízos sobre o mundo, e serão considerados como a causa das terríveis convulsões da Natureza, da contenda e carnificina entre os homens, coisas que estão enchendo a Terra de pavor. O poder que acompanha a última advertência enraiveceu os ímpios; sua cólera acende-se contra todos os que receberam a mensagem, e Satanás incitará a maior intensidade ainda o espírito de ódio e perseguição. [...] Como o sábado se tornou o ponto especial de controvérsia por toda a cristandade, e as autoridades religiosas e seculares se combinaram para impor a observância do domingo, a recusa persistente de uma pequena minoria em ceder à exigência popular, fará com que esta minoria seja objeto de ódio universal. Insistir-se-á em que os poucos que permanecem em oposição a uma instituição da igreja e lei do Estado, não devem ser tolerados; que é melhor que eles sofram do que nações inteiras sejam lançadas em confusão e ilegalidade. (Ibdem, p. 614, 615).

No tempo do fim o Apocalipse prevê que Satanás influenciará os governantes de todo o mundo a aprovarem leis que definam como as pessoas adorarão a Deus. A América protestante, que falará como o dragão, será o instrumento para fazer com que o mundo adore a besta papal, que recebeu a ferida mortal (Cap. 13:1-18) e aprovem leis em honra ao papado, a exemplo da obrigatoriedade do descanso no domingo em substituição ao mandamento do sábado. Essas leis irão aparentemente promover a moralidade. Mas, na realidade, elas prepararão o mundo para aderirem a marca da besta e o falso cristo.

O aparecimento do falso cristo depois do fechamento da porta da graça

Olhando aos dias que precederiam a Sua segunda vinda, Cristo predisse: “Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos” (Mt 24:24, NVI). A profecia do Senhor prediz claramente que surgirão falsos cristos e que tal falso cristo fará grandes sinais e prodígios. Além de realizar grandes milagres, esse falso cristo também terá um grande poder de engano, pois sua apresentação é tão espetacular e poderosa que, se possível enganaria não só os incautos, mas até mesmo os escolhidos, ou seja, os que conhecem a verdade e são leais a Deus. Tal manifestação se dará após o tempo da graça, como mostraremos mais adiante.

É nesse contexto de crescente crises, quando o mundo, mergulhado em terríveis trevas, estiver buscando avidamente alívio e procurando uma estabilidade global, que a ajuda virá de uma forma surpreendente. Em várias regiões do planeta se ouvirá: O Cristo voltou! O Cristo voltou! Um ser deslumbrante e carismático afirma ser o Cristo, o Filho de Deus tão esperado. Ele repete as mesmas palavras que Jesus proferiu nas Sagradas Escrituras, e realiza milagres sobrenaturais. “O povo se prostra em adoração diante dele, enquanto este ergue as mãos e sobre eles pronuncia uma bênção, assim como Cristo abençoava Seus discípulos quando aqui na Terra esteve. Sua voz é meiga e branda, cheia de melodia. Em tom manso e compassivo apresenta algumas das mesmas verdades celestiais e cheias de graça que o Salvador proferia; cura as moléstias do povo, e então, em seu pretenso caráter de Cristo, alega ter mudado o sábado para o domingo, ordenando a todos que santifiquem o dia que ele abençoou. Declara que aqueles que persistem em santificar o sétimo dia estão blasfemando de Seu nome, pela recusa de ouvirem Seus anjos à eles enviados com a luz e a verdade. É este o poderoso engano, quase invencível” (Ibdem, p. 624). Possivelmente, este evento será transmitido via satélite. Milhões de pessoas serão enganadas com esta aparição, que julgarão ser o cumprimento da profecia apocalíptica de que “todo o olho O verá” (Ap 1:7).

Curiosamente, inúmeras religiões estão ansiosas na expectativa de um Salvador. Os cristãos conhecem-no como o Cristo e estão na expectativa de Seu iminente retorno. Os judeus esperam-no como o Messias; hindus aguardam a chegada de Krishna; budistas esperam Buddha Maitreya e os muçulmanos esperam-no como Iman Mahdi ou o Messias místico. Os nomes podem diferir, mas existe a crença de que todos esses nomes se referem a mesma pessoa o Professor do Mundo, cujo nome é Maitreya. Então, esse deslumbrante ser aparenta ser a respostas às suas orações.

A identidade do falso cristo

Se o Senhor Jesus disse que um falso cristo se apresentaria de forma poderosa operando milagres e com extrema capacidade de engano ao ponto de quase poder enganar o povo de Deus escolhido, pergunto: Quem seria este ser? A própria Palavra de Deus oferece-nos a resposta:

“Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição. Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus. Não se lembram de que quando eu ainda estava com vocês costumava lhes falar essas coisas? E agora vocês sabem o que o está detendo, para que ele seja revelado no seu devido tempo. A verdade é que o mistério da iniquidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém. Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda. A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras” (2 Ts 2:3-9).

No verso 9, o apóstolo Paulo revelou que seria o próprio Satanás, cuja “vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras”. Ele ainda alerta-nos que “o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz” (2 Coríntios 11:14, NVI).

A Mensageira do Senhor, Ellen G. White, sob inspiração afirmou nitidamente que a referida personificação será uma das derradeiras cenas da História. “Um poder de baixo está operando para desenvolver as últimas grandes cenas do drama - Satanás apresentando-se como Cristo e operando com todo o engano da injustiça [...]” (Evangelismo, p. 623). Ela declara ainda que, até o fechamento da porta da graça, o diabo operará com sinais e prodígios cada vez maiores, sem, contudo, dizer que ele se valerá dessa contrafação. “Somos advertidos de que, nos últimos dias, ele trabalhará com sinais e prodígios de mentira. E continuará com esses prodígios até ao fim da graça, para que os indique como prova de que ele é um anjo de luz e não de trevas.” (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 51).

Faltando bem pouco para o verdadeiro aparecimento de Jesus, Satanás apelará para esse recurso: “Ao aproximar-se o segundo aparecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, instrumentos satânicos são movidos por um poder de baixo. Não só aparecerá Satanás como ser humano, mas personificará a Jesus Cristo, e o mundo que rejeitou a verdade o receberá como o senhor dos senhores e rei dos reis. […] Ele trabalhará de maneira igualmente sutil ao nos aproximarmos do fim da História terrestre” (Ellen G. White, Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 5, p. 1233).

A expressão, no texto acima, de que “o mundo que rejeitou a verdade”, sugere que nesse tempo a graça não mais operará, tempo em que o mundo já terá tomado sua decisão definitiva de rejeição à verdade, estando assim pronto para ser enganado. Diz-nos Ellen G. White: “Nos últimos dias ele se apresentará de tal maneira que faça os homens a crerem que ele é Cristo vindo pela segunda vez ao mundo. Ele se transformará na verdade em anjo de luz. Mas ao passo que ostentará em todos os sentidos a aparência de Cristo, até aonde possa chegar a simples aparência, isso não enganará a ninguém senão aos que, como Faraó, estão procurando resistir à verdade (Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, p. 698).

Mas, é no livro O Grande Conflito que encontramos melhores indícios de que a personificação de Jesus Cristo por Satanás acontecerá após o fechamento da porta da graça. A referência a esse acontecimento futuro é feita no capítulo 39, “Aproxima-se o Tempo de Angústia” (p. 613-634), em cuja abertura é dito que “quando se encerrar a mensagem do terceiro anjo, a misericórdia não mais pleiteará em favor dos culpados habitantes da Terra”. Logo em seguida, Ellen G. White descreve os eventos desse tempo, entre eles está a personificação de Jesus por Satanás. Em outras palavras, ela trata aqui exclusivamente do tempo em que a graça não mais estará operando em favor dos perdidos. Ela se refere à personificação satânica antes de mencionar o derramamento das sete últimas pragas, mas após descrever o estado de coisas na Terra sem a misericordiosa moderação divina ao domínio do maligno. Satanás mergulhará “os habitantes da Terra em uma grande angústia final”. (p. 614).

Antes que as sete últimas pragas sejam lançadas sobre a Terra, em Apocalipse 13:13, 14 descreve-se a besta da terra - a América protestante - fazendo descer fogo do Céu para enganar o mundo, levando-o a pensar que seja obra de Deus a falsificação de Satanás, que incluirá falsos reavivamentos guiados pelo espírito do mal.

Portanto, não será o Salvador Jesus Cristo que as populações do mundo receberão de braços abertos. Antes, será o inimigo de Deus, Satanás, disfarçado como o Filho de Deus. Com isso, o poder das trevas unirá o mundo e ratificará seu falso sistema de adoração. Então, o poder do mal concretizará a maior fraude que jamais se viu sobre a Terra.

Cegos por seu ódio a Deus e à Sua verdade, os líderes políticos do mundo e aqueles que rejeitaram as verdades do evangelho eterno rapidamente crerão no engodo de Satanás, mascarado por uma agradável aparência religiosa (2 Ts 2:9-12). Finalmente, eles se unirão na última batalha, o Armagedom, que levará ao fim do mundo (Ap 16:12-16). O resultado será a vitória de Deus sobre as forças das trevas.

Como escapar do engano satânico?

Como podemos permanecer firmes num tempo como esse? Em O Grande Conflito, lemos que “apenas os que forem diligentes estudantes das Escrituras, e receberem o amor da verdade, estarão ao abrigo dos poderosos enganos que dominam o mundo. Pelo testemunho da Bíblia estes surpreenderão o enganador em seu disfarce. Para todos virá o tempo de prova. [...] Acha-se hoje o povo de Deus tão firmemente estabelecido em Sua Palavra que não venha a ceder à evidência de seus sentidos? Apegar-se-á nesta crise à Bíblia, e a Bíblia só? Sendo possível, Satanás os impedirá de obter o preparo para estar em pé naquele dia. Disporá as coisas de tal maneira a lhes obstruir o caminho; embaraçá-los-á com os tesouros terrestres; fá-los-á levar um fardo pesado, cansativo, a fim de que seu coração se sobrecarregue com os cuidados desta vida, e o dia de prova venha sobre eles como um ladrão” (p. 625 e 626).

Caro amigo leitor, como vimos os enganos do tempo do fim serão os mais poderosos já vistos. Multidões, inclusive grande número de adventistas, serão enganadas. Nossa única salvaguarda contra os enganos dos últimos dias é o estudo diligente da Palavra de Deus e nela firmar nossa vida. O Apocalipse apela-nos para que tomemos a Bíblia e, com um espírito de exame interior, estudemos a Palavra profética e nos esforcemos para levar o evangelho eterno aos que ainda não foram alcançados pela mensagem de Cristo.

Hoje podemos tomar a resolução de separar um tempo a cada dia para o estudo da Bíblia. Por que adiar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário