Ricardo
André
O batismo foi
instituído por Cristo. A grande comissão foi colocado nas seguintes palavras: “Portanto,
vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do
Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes
ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mateus
28:19, 20, NVI). Do ponto de vista bíblico, o batismo não é um sacramento que
concede méritos à salvação, e sim um símbolo visível de uma nova aliança
salvífica entre Deus e o pecador regenerado pela graça divina. O batismo atesta
nossa morte para o pecado. É um testemunho público de que nós nos arrependemos
de nossos pecados e desejamos levar uma nova vida em Jesus. Escreveu o apóstolo
Paulo: "Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus,
fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por
meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos
mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova” (Romanos 6:3,4,
NVI).
Para ter significação,
o batismo tem de ser um testemunho público de que o Espírito Santo já efetuou em nós,
para habilitar-nos a ser membros da família de Deus. Ele atesta nossa união com
Cristo, assim como a cerimônia de casamento demonstra publicamente que um casal
decidiu dedicar a vida um ao outro.
Ellen G. White escreveu
a respeito do simbolismo do batismo da seguinte maneira: “Simboliza o batismo
soleníssima renúncia do mundo. Os que ao iniciar a carreira cristã são
batizados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, declaram publicamente
que renunciaram o serviço de Satanás e se tornaram membros da família real,
filhos do celeste Rei” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 389).
Os adventistas do
sétimo dia administram o rebatismo nas pessoas que já tenha passado pelo
batismo, mas que, em algum momento da vida se desviou do caminho verdadeiro, e
retornam ao convívio cristão, bem como naquelas pessoas que, mesmo tendo sido
batizada por imersão em outra comunidade religiosa desejam pertencer a Igreja
Adventista do Sétimo Dia. Existe base bíblica para a prática do rebatimo?
Quando é que o batismo anterior não satisfaz, precisando assim de uma renovação
de batismo ou rebatismo?
A
base bíblica para o rebatismo
É no livro de Atos 19:1-7 que encontramos a base
bíblica para o rebatismo. Nele, encontramos um exemplo de rebatismo. Reza o
texto: “Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, atravessando as regiões altas,
chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns discípulos e lhes perguntou: "Vocês
receberam o Espírito Santo quando creram? " Eles responderam: "Não,
nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo". "Então, que batismo
vocês receberam? ", perguntou Paulo. "O batismo de João",
responderam eles. Disse Paulo: "O batismo de João foi um batismo de
arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele,
isto é, em Jesus". Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor
Jesus” (Atos 19:1-5).
Quando o apóstolo Paulo
estava em Éfeso, indagou a alguns cristãos que tinham sido batizados por João
Batista se eles tinham recebido o Espírito Santo quando creram. Ao eles
responderem negativamente, o apóstolo aproveitou a oportunidade para expor
perante eles as grandes verdades que são o fundamento da esperança cristã. Os
doze discípulos efésios nada sabiam sobre o batismo e os dons do Espírito Santo
e pouco sabiam sobre as doutrinas da fé em Jesus.
Segundo Ellen G. White,
Paulo "Falou-lhe da vida de Cristo na terra e de Sua morte ignomínia e
cruel. Contou-lhes como o Senhor da vida quebrara os grilhões da tumba, e
ressurgira triunfante sobre a morte. Falou-lhes também da promessa de Cristo de
enviar o consolador, por cujo poder, grandes sinais e maravilhas seriam
operados, e descreveu o glorioso cumprimento dessa promessa no dia de
Pentecostes”.
“Com profundo
interesse, e grande satisfação, os discípulos ouviram as palavras de Paulo.
Pela fé aprenderam a verdade do sacrifício expiatório de Cristo e o
reconheceram como Seu Redentor, e foram então batizados (rebatizados) em nome
de Jesus; e impondo-lhes Paulo as mãos, eles receberam também o batismo de
Espírito Santo, que os habilitou a falar as línguas de outras nações e a
profetizar” (Paulo – O Apóstolo da Fé e da Coragem, p. 136).
Como aqueles discípulos
efésios não tinham conhecimento pleno das verdades do evangelho e a presença do
Espírito Santo em suas vidas, “Paulo considerou inválido o batismo deles e os
rebatizou. Paulo, é claro, achava que o rebatismo era pertinente porque haviam
recebido novas verdades vitais depois do primeiro batismo. A recepção de
verdades básicas adicionais justifica o rebatismo” (Tratado de Teologia
Adventista do Sétimo Dia, p. 652).
Assim, concluímos que
Atos 19 é um relato histórico de pessoas que tiveram uma maior compreensão da
verdade e foram rebatizadas. A Bíblia diz que há um só batismo (Efésios 4:5),
isto é, apenas uma forma de batismo (por imersão), mas podemos compreender
pelas Escrituras que há respaldo bíblico para o rebatismo quando alguém
compreende mais profundamente as Escrituras Sagradas. Na Igreja Adventista do
Sétimo Dia o rebatismo só é praticado em duas situações:
1)
Rebatismo dos que retornam à Igreja
Quando nos afastamos de
Deus, da Sua lei e das verdades do evangelho, e voltamos a velha vida de pecado,
quebramos nossa aliança que fizemos com Ele no passado. Diz as Escrituras
Sagradas que “se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do
conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente
nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio”
(2 Pedro 2:20, NVI). Nosso nomes são removidos do rol de membros da igreja. Quando
nos reconvertemos e desejamos retornar à família de Deus, “o Senhor requer
decidida reforma. E quando uma alma está verdadeiramente convertida, seja ela
rebatizada. Renove seu concerto com Deus, e Deus renovará Seu concerto com ela”
(Ellen G. White, Evangelismo, p. 375). Portanto, é o batismo em nome de Jesus
que garante ao pecador arrependido a entrada novamente na aliança de salvação
com Jesus, bem como a volta à comunhão da igreja.
Diz mais Ellen G.
White: “Viu-se pecador, condenado pela lei de Deus. Experimentou novamente a
morte para o pecado, e deseja ser de novo sepultado com Cristo no batismo, para
que possa ressurgir para andar em novidade de vida. Tal atitude está em
harmonia com o exemplo de Paulo batizando os judeus convertidos. Esse incidente
foi registrado pelo Espírito Santo como lição instrutiva para a igreja” (Ibdem,
p. 372).
2)
Rebatismo de cristãos de outras agremiações religiosas que adentram a Igreja
Adventista
Uma pessoa que, mesmo
tendo sido batizada por imersão (batismo bíblico) em outra igreja evangélica e,
levando uma vida cristã coerente, ao entrar na Igreja Adventista do Sétimo dia,
deve ser rebatiza? A reposta é sim! Haja vista que, “muitos há, atualmente, que
violaram, sem saber, os preceitos da lei de Deus. Quando o entendimento é
esclarecido, e as reivindicações do quarto mandamento são insistentemente
apresentadas à consciência, eles se reconhecem pecadores diante de Deus.
"O pecado é a transgressão da lei" I João 3:4 e "qualquer que...
tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos." Tia. 2:10. [...] Seu
batismo anterior não o satisfaz agora. Viu-se pecador, condenado pela lei de
Deus. Experimentou novamente a morte para o pecado, e deseja ser de novo
sepultado com Cristo no batismo, para que possa ressurgir para andar em
novidade de vida” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 372).
O crente de outra
comunidade cristã, ao estudar a Bíblia com um adventista, e aceitar uma nova
plataforma doutrinária, mais ampla e comprometida com o conteúdo geral das
Escrituras (ver Mateus 4:4; 28:19 e 20; João 16:13), poderá selar sua decisão
publicamente através de um novo batismo. Esse é o caso descrito em Atos 19. No
entanto, não se deve insistir com a pessoa a se rebatizar se ela avalia não
haver necessidade. Nesse caso específico, a igreja aceita o novo membro por
“Profissão de Fé” diante da Igreja reunida. Ellen White
escreveu: “Isto é um assunto em que cada indivíduo precisa conscienciosamente
tomar sua atitude no temor de Deus. Deve ser cuidadosamente apresentado no
espírito de benignidade e de amor. Portanto, o dever de insistir não pertence a
ninguém senão a Deus; dai-Lhe oportunidade de atuar por meio de Seu Espírito
Santo na mente, de modo que o indivíduo seja perfeitamente convencido e satisfeito
no que respeita a esse passo avançado” (Ibdem, p. 373).
“As Escrituras nada
dizem que possa nos levar a negar o rebatismo a indivíduos que romperam sua
relação de concerto com Deus por meio de pecados danosos e apostasia, e que
experimentaram reconversão e o desejo de renovar seu concerto” (Nisto Cremos:
As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, p.252).
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