Teologia

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

A BÍBLIA PROÍBE O REBATISMO?



Ricardo André

O batismo foi instituído por Cristo. A grande comissão foi colocado nas seguintes palavras: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mateus 28:19, 20, NVI). Do ponto de vista bíblico, o batismo não é um sacramento que concede méritos à salvação, e sim um símbolo visível de uma nova aliança salvífica entre Deus e o pecador regenerado pela graça divina. O batismo atesta nossa morte para o pecado. É um testemunho público de que nós nos arrependemos de nossos pecados e desejamos levar uma nova vida em Jesus. Escreveu o apóstolo Paulo: "Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova” (Romanos 6:3,4, NVI).

Para ter significação, o batismo tem de ser um testemunho público de que o Espírito Santo já efetuou em nós, para habilitar-nos a ser membros da família de Deus. Ele atesta nossa união com Cristo, assim como a cerimônia de casamento demonstra publicamente que um casal decidiu dedicar a vida um ao outro.

Ellen G. White escreveu a respeito do simbolismo do batismo da seguinte maneira: “Simboliza o batismo soleníssima renúncia do mundo. Os que ao iniciar a carreira cristã são batizados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, declaram publicamente que renunciaram o serviço de Satanás e se tornaram membros da família real, filhos do celeste Rei” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 389).

Os adventistas do sétimo dia administram o rebatismo nas pessoas que já tenha passado pelo batismo, mas que, em algum momento da vida se desviou do caminho verdadeiro, e retornam ao convívio cristão, bem como naquelas pessoas que, mesmo tendo sido batizada por imersão em outra comunidade religiosa desejam pertencer a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Existe base bíblica para a prática do rebatimo? Quando é que o batismo anterior não satisfaz, precisando assim de uma renovação de batismo ou rebatismo?

A base bíblica para o rebatismo

É no livro de Atos 19:1-7 que encontramos a base bíblica para o rebatismo. Nele, encontramos um exemplo de rebatismo. Reza o texto: “Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, atravessando as regiões altas, chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns discípulos e lhes perguntou: "Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? " Eles responderam: "Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo". "Então, que batismo vocês receberam? ", perguntou Paulo. "O batismo de João", responderam eles. Disse Paulo: "O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus". Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus” (Atos 19:1-5).

Quando o apóstolo Paulo estava em Éfeso, indagou a alguns cristãos que tinham sido batizados por João Batista se eles tinham recebido o Espírito Santo quando creram. Ao eles responderem negativamente, o apóstolo aproveitou a oportunidade para expor perante eles as grandes verdades que são o fundamento da esperança cristã. Os doze discípulos efésios nada sabiam sobre o batismo e os dons do Espírito Santo e pouco sabiam sobre as doutrinas da fé em Jesus.

Segundo Ellen G. White, Paulo "Falou-lhe da vida de Cristo na terra e de Sua morte ignomínia e cruel. Contou-lhes como o Senhor da vida quebrara os grilhões da tumba, e ressurgira triunfante sobre a morte. Falou-lhes também da promessa de Cristo de enviar o consolador, por cujo poder, grandes sinais e maravilhas seriam operados, e descreveu o glorioso cumprimento dessa promessa no dia de Pentecostes”.

“Com profundo interesse, e grande satisfação, os discípulos ouviram as palavras de Paulo. Pela fé aprenderam a verdade do sacrifício expiatório de Cristo e o reconheceram como Seu Redentor, e foram então batizados (rebatizados) em nome de Jesus; e impondo-lhes Paulo as mãos, eles receberam também o batismo de Espírito Santo, que os habilitou a falar as línguas de outras nações e a profetizar” (Paulo – O Apóstolo da Fé e da Coragem, p. 136).

Como aqueles discípulos efésios não tinham conhecimento pleno das verdades do evangelho e a presença do Espírito Santo em suas vidas, “Paulo considerou inválido o batismo deles e os rebatizou. Paulo, é claro, achava que o rebatismo era pertinente porque haviam recebido novas verdades vitais depois do primeiro batismo. A recepção de verdades básicas adicionais justifica o rebatismo” (Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, p. 652).

Assim, concluímos que Atos 19 é um relato histórico de pessoas que tiveram uma maior compreensão da verdade e foram rebatizadas. A Bíblia diz que há um só batismo (Efésios 4:5), isto é, apenas uma forma de batismo (por imersão), mas podemos compreender pelas Escrituras que há respaldo bíblico para o rebatismo quando alguém compreende mais profundamente as Escrituras Sagradas. Na Igreja Adventista do Sétimo Dia o rebatismo só é praticado em duas situações:

1) Rebatismo dos que retornam à Igreja

Quando nos afastamos de Deus, da Sua lei e das verdades do evangelho, e voltamos a velha vida de pecado, quebramos nossa aliança que fizemos com Ele no passado. Diz as Escrituras Sagradas que “se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio” (2 Pedro 2:20, NVI). Nosso nomes são removidos do rol de membros da igreja. Quando nos reconvertemos e desejamos retornar à família de Deus, “o Senhor requer decidida reforma. E quando uma alma está verdadeiramente convertida, seja ela rebatizada. Renove seu concerto com Deus, e Deus renovará Seu concerto com ela” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 375). Portanto, é o batismo em nome de Jesus que garante ao pecador arrependido a entrada novamente na aliança de salvação com Jesus, bem como a volta à comunhão da igreja.

Diz mais Ellen G. White: “Viu-se pecador, condenado pela lei de Deus. Experimentou novamente a morte para o pecado, e deseja ser de novo sepultado com Cristo no batismo, para que possa ressurgir para andar em novidade de vida. Tal atitude está em harmonia com o exemplo de Paulo batizando os judeus convertidos. Esse incidente foi registrado pelo Espírito Santo como lição instrutiva para a igreja” (Ibdem, p. 372).

2) Rebatismo de cristãos de outras agremiações religiosas que adentram a Igreja Adventista

Uma pessoa que, mesmo tendo sido batizada por imersão (batismo bíblico) em outra igreja evangélica e, levando uma vida cristã coerente, ao entrar na Igreja Adventista do Sétimo dia, deve ser rebatiza? A reposta é sim! Haja vista que, “muitos há, atualmente, que violaram, sem saber, os preceitos da lei de Deus. Quando o entendimento é esclarecido, e as reivindicações do quarto mandamento são insistentemente apresentadas à consciência, eles se reconhecem pecadores diante de Deus. "O pecado é a transgressão da lei" I João 3:4 e "qualquer que... tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos." Tia. 2:10. [...] Seu batismo anterior não o satisfaz agora. Viu-se pecador, condenado pela lei de Deus. Experimentou novamente a morte para o pecado, e deseja ser de novo sepultado com Cristo no batismo, para que possa ressurgir para andar em novidade de vida” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 372).

O crente de outra comunidade cristã, ao estudar a Bíblia com um adventista, e aceitar uma nova plataforma doutrinária, mais ampla e comprometida com o conteúdo geral das Escrituras (ver Mateus 4:4; 28:19 e 20; João 16:13), poderá selar sua decisão publicamente através de um novo batismo. Esse é o caso descrito em Atos 19. No entanto, não se deve insistir com a pessoa a se rebatizar se ela avalia não haver necessidade. Nesse caso específico, a igreja aceita o novo membro por “Profissão de Fé” diante da Igreja reunida. Ellen White escreveu: “Isto é um assunto em que cada indivíduo precisa conscienciosamente tomar sua atitude no temor de Deus. Deve ser cuidadosamente apresentado no espírito de benignidade e de amor. Portanto, o dever de insistir não pertence a ninguém senão a Deus; dai-Lhe oportunidade de atuar por meio de Seu Espírito Santo na mente, de modo que o indivíduo seja perfeitamente convencido e satisfeito no que respeita a esse passo avançado” (Ibdem, p. 373).

“As Escrituras nada dizem que possa nos levar a negar o rebatismo a indivíduos que romperam sua relação de concerto com Deus por meio de pecados danosos e apostasia, e que experimentaram reconversão e o desejo de renovar seu concerto” (Nisto Cremos: As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, p.252).


Nenhum comentário:

Postar um comentário