Teologia

quinta-feira, 27 de junho de 2019

O SER HUMANO É MAIS PRECIOSO DO QUE O OURO DE OFIR


Ricardo André

“Tornarei o homem mais escasso do que o ouro puro, mais raro do que o ouro de Ofir” (Isaías 13:12, NVI)

Em 2013, o cantor gospel Anderson Freire gravou a música “Raridade”, que fala a respeito da nossa raridade diante de Deus, que somos mais preciosos que o ouro de Ofir. A música tornou-se uma das mais tocadas e ouvidas nos últimos tempos na internet, rádios e igrejas, popularizando, desse modo, a expressão “ouro de Ofir” Mas, o que é o ouro de Ofir citado na Bíblia e agora na música “Raridade”? O ouro de Ofir era um tipo de ouro da mais alta qualidade, que podia ser encontrada em uma região chamada Ofir. Esse ouro era muito puro e muito raro. Por isso, o ouro de Ofir se tornou símbolo de raridade e preciosidade.

Este ouro era uma mercadoria valiosa nos tempos da Bíblia e tinha mais valor que o ouro normal. Ofir é um lugar do Oriente que, segundo o Dicionário Bíblico Adventista, “estudos tornaram plausível a localização de Ofir no sul da Arábia ou na Somália [costa nordeste da África], que provavelmente, corresponda a Punt, ou possa até abranger essas duas terras” (p. 976, 977). Alguns estudiosos já sugeriram que Ofir poderia estar localizado na Índia, no leste da África e na África do Sul. A verdade é que ninguém sabe ao certo sua localização. Mas o fato é que, nesse lugar, mercadores do mundo todo, inclusive o rei Salomão, compravam ouro, marfim, prata e madeira de sândalo (1Rs 9:26-28; 10:11). Essas viagens eram feitas em parceria com Hirão, seu aliado rei de Tiro (2Cr 8:18).

O ouro de Ofir era o mais precioso metal da época. Sua raridade foi comparada à escassez e à preciosidade do ser humano. Esse texto de Isaías nos remete a uma reflexão a respeito do valor do ser humano. Embora o capítulo de Isaías trate dos juízo de Deus sobre o ímpio império babilônico, que traria assolação (13:9), escapando alguns poucos justos, os quais por serem poucos seriam tão raros como o ouro de Ofir, e não afirme diretamente que as pessoas são especiais como o ouro de Ofir, podemos homileticamente afirmar que a raridade daqueles remanescentes justos que escaparam da destruição representa a preciosidade do ser humano como é o ouro de Ofir. 

Qual é o valor do ser humano?

Quanto vale um homem? Quanto vale uma mulher? Em 2011, a Revista Superinteressante digital publicou uma matéria com o título “Quanto custa o corpo humano?”. A mesma traz um cálculo dos “ingredientes essenciais” existentes num corpo de um homem de 70 Kg, realizado pelo bioquímico Etelvino Bechara, da USP.  Foi justamente a constituição química do nosso corpo que ele usou como base para calcular o “preço” de um ser humano. O resultado do seu cálculo foi o seguinte: “DNA (0,02% do corpo): 13,2 g de DNA placentário = 9,7 milhões de reais; GORDURA (20%): 14 kg de ácido esteárico = 400 reais; PROTEÍNA (15,2%): 11 kg de albumina de soro bovino = 38 mil reais; MINERAIS (5,6%): 3,9 kg de fosfatos de cálcio, magnésio e zinco, e cloretos de sódio e potássio = 1 050 reais; AÇÚCARES (1,6%); 1,1 kg de amido = 410 reais; ÁGUA (57,6%): 40 litros de água mineral = 15 reais
TOTAL = 9 MILHÕES E 740 MIL REAIS”

Mas, será que valemos realmente esses míseros 9,7 milhões de reais? Não! Absolutamente! O pecado destrói nossa autoestima, nos rebaixa e nos estimula a rebaixar os outros. Nós valemos infinitamente mais do que esse valor. Valemos muito mais que as caríssimas substâncias de nosso corpo e mais que o ouro de Ofir. A verdade é que nosso valor é incalculável. Cristo mostrou isso ao morrer na cruz no lugar de todos os seres humanos pecadores.

É na Cruz que o valor do ser humano e significado são determinados

A cruz estabelece para sempre o valor incrível do ser humano. Só existe um lugar na Terra onde o valor e significado humano é definido para sempre. E esse lugar foi em uma colina chamada Calvário (Gólgota). Aqui, de forma que não podemos ver e nem imaginar (a não ser dentro da Divindade), o valor dos seres humanos diante de Deus foi revelado para sempre diante dos anjos e do Universo expectante. Aqui, mais do que em qualquer outro lugar no Universo, revela-se a verdadeira natureza e o caráter amoroso e misericordioso de nosso Criador.

Por termos sido sequestrados pelo inimigo de Deus, Satanás, Cristo nos resgatou, nos comprou. O apóstolo Pedro lembra-nos que o resgate espiritual pago por nossa redenção está fora do valor monetário. Ele afirmou: “Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês” (1 Pedro 1:18-20, NVI).

Portanto, nosso resgate do poder do pecado não se deu por meio “de coisas perecíveis como prata ou ouro”, mas por meio do sangue de Jesus derramado na cruz. Nada pode ser comparado com o valor do sangue de Jesus. Somente o sangue de Jesus poderia nos salvar. Este fato deixa claro que para Deus nosso valor é inestimável, pois custou a morte de Seu único Filho. Ele nos ama com cada vibra de Seu Ser a despeito de O amarmos ou não. Ele ama de tal forma cada ser humano que Jesus teria morrido até por um só (Jo 3:16).

A escritora cristã Ellen G. White falou belamente a respeito do valor do ser humano a partir da cruz. Há quatro citações maravilhosas em seus escritos que tratam dessa verdade cristalina, e que me impressionam bastante, as quais transcreveremos abaixo:

“Um ser humano é de valor infinito; seu preço é revelado pelo Calvário” (Obreiros Evangélicos, p. 184).

“O ser humano é de infinito valor. Esse valor só pode ser estimado pelo preço pago a fim de redimi-lo. O Calvário! O Calvário! O Calvário exprimirá o real valor de um ser humano! (Testemunhos Para a Igreja, v. 3, p. 188).

“Jamais poderemos entender o valor do ser humano, até que compreendamos o grande sacrifício feito pela redenção humana no Calvário. O pecado de Adão no Éden mergulhou a humanidade em desesperançada desgraça. Entretanto, no plano da salvação, providenciou-se uma via para que todos escapem, se cumprirem os requisitos. Foi concedida uma segunda oportunidade pelo sacrifício do Filho de Deus. Temos uma batalha a travar, mas podemos sair vitoriosos pelos méritos do sangue de Cristo” (A Caminho do Lar [MD 2017], p. 134).

“É só pela cruz que podemos avaliar o valor do ser humano. O valor dos homens por quem Cristo morreu é tal que o Pai ficou satisfeito com o preço infinito que pagou pela salvação do homem ao entregar o próprio Filho para morrer por sua redenção. Que sabedoria, misericórdia e amor em sua plenitude são aí manifestados! O valor do homem só é conhecido indo ao Calvário. No mistério da cruz de Cristo podemos fazer uma estimativa do homem” (Testemunhos Para a Igreja, v. 2, p. 634, 635).

Caro amigo leitor, alguém já te disse que você não presta, não serve para nada, que não tem valor nenhum? Você se sente desprezado, humilhado? Você se sente sem valor por causa de erros cometidos no passado? Deus fica triste com o pecado mas Ele não mede seu valor de acordo com o que você faz, seus sucessos, sua inteligência, sua aparência. Você é mais precioso do que o ouro puro e mais raro do que o ouro fino de Ofir. Deus lhe ama por aquilo que você é. E as Sagradas Escrituras dizem que fomos criados “a imagem e semelhança de Deus” (Gn 1:26). Em meio a suas imperfeições, Deus vê beleza e grande potencial. Deus lhe ama tanto que ele deu seu maior tesouro para estar com você seu único filho. Jesus morreu e ressuscitou para você poder conhecer o amor de Deus, que restaura, corrige e transforma sua vida e salva. Não permita que alguém lhe diminua. Você é muito importante para Deus!

Quando obtemos um senso de nosso valor na cruz, podemos evitar os altos e baixos que atravessamos quando nossa autoimagem se baseia na apresentação ou nas opiniões inconstantes de outros. Quando nos virmos sob a luz da cruz, desenvolveremos a força para superar o pecado, a confiança para derrotar Satanás e alegria que vem de saber quem somos. Não admira que Paulo tenha dito: “Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo” (Gl 6:14).













Nenhum comentário:

Postar um comentário