Teologia

domingo, 12 de agosto de 2018

EM BUSCA DA ETERNIDADE


Ricardo André

Os seres humanos têm sempre diante de si um grande desafio: ninguém quer morrer. Particularmente, não tenho medo de morrer, mas não quero morrer. Ninguém em perfeita condições mentais quer morrer, pelo contrário, quer viver o maior número possível de anos na face da terra. Quer viver eternamente cada dia. Isso ocorre porque não fomos criados para a finitude e limitação desta vida mundana. Fomos criados para viver para sempre – e em plenitude, por isso que a morte nos causa tanta perplexidade. E a vida terrena, tanta ansiedade.

Este desejo humano é inevitável e universal. Segundo as Sagradas Escrituras, ele existe em nossos corações porque fomos criados “à imagem e semelhança de Deus” (Gn 1:26-28) para vivermos precisamente desta maneira. Como revela o texto de Eclesiastes 3:11: Deus “pôs no coração humano o anseio pela eternidade”. Fomos criados para viver feliz e eternamente. Morremos por causa do pecado que entrou no mundo através do primeiro casal humano, Adão e eva, que fazendo mau uso da sua faculdade de escolhas, desobedeceu ao amorável Criador (Gn 3; Rm 6:24). "A morte passou a todos os homens", afirmou o apóstolo Paulo. Romanos 5:12. Ela constitui o exorbitante preço do pecado. Portanto, a morte é algo estranho, terrível, uma intrusa que o homem quer sempre driblar e fugir. A ciência médica tem procurado prolongar a vida humana o mais possível através do uso de remédios e tecnologia avançada. Assim tem conseguido grandes avanços para dominar as doenças.

O uso de potentes computadores permite ver e expor todos os órgãos do corpo numa tela, em questão de minutos, podendo o médico analisar e ver tudo o que acontece dentro do corpo. O uso do raio laser permite fazer cirurgias e quebrar pedras nos rins em questão de segundos, evitando grandes cortes abdominais.

Uma enorme polêmica foi criada no campo da medicina, quando em 1964, um médico e pesquisador da NASA, chamado Robert C. W. Ettinger, congelou um paciente que morreu de câncer para ressuscitá-lo quando houvesse recursos médicos para curá-lo de seu mal. Ettinger, apoiado por Jean Rostand, famoso biólogo e pesquisador da genética humana, criou também o primeiro dormitório-frigorífico da história. Ettinger escreveu um livro: “Perspectiva de Imortalidade”. “Se você morrer aos 40 anos”, diz o autor, “há grandes possibilidades de nunca morrer. Quando seu coração parar de bater, antes que seu cérebro e coração entrem em decomposição, sua família o colocará num refrigerador cuja temperatura será de 273 graus abaixo de zero, ou seja, o zero absoluto. Daí em diante, seu único risco será uma pane de eletricidade. Você dormirá cem ou duzentos anos. Quando acordar, a ciência terá feito tais progressos que todos os órgãos defeituosos do seu organismo poderão ser substituídos”.

Será que a morte vai ser ludibriada? Será que o homem vai conseguir, finalmente, através da ciência, viver para sempre? Estas questões entre outras, geraram discussões étnicas-religiosas no campo da medicina.

Nossa Firme Esperança

Os cientistas jamais encontrarão a chave para a vida eterna no código genético humano. Essa chave está em outro lugar. Como cristãos, nós buscamos na Bíblia a solução para tais problemas, e no maravilhoso texto de Tito 1:2 temos a solução para o anseio da eternidade que abrigamos em nosso coração: “fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos”.

Deus tem a eternidade Consigo e nos dará uma vida eterna, se enquanto vivermos na Terra, aceitarmos o plano da salvação que Cristo nos oferece de graça, através do Seu sacrifício na cruz. A Palavra de Deus afirma que, por causa desse sacrifício de Jesus, um dia, a morte será finalmente destruída (I Co 15:26, 27), e todos os que estão nos sepulcros ouvirão a voz de Cristo, “e os que tiverem feito o bem, [sairão] para a ressurreição da vida” (Jo 5:28, 29). O apóstolo Paulo em I Coríntios 15:52 descreve esta cena: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. Inegavelmente, será um momento muito glorioso. Será a vitória final de Jesus sobre as tristezas, dores, doenças, e a morte! Esta certeza nos conforta e nos anima na jornada, enquanto aguardamos o grande dia da volta de Jesus. O mal não ocorrerá outra vez (Na 1:9).

Esta ESPERANÇA está baseada sobre um sólido e indestrutível fundamento... Sim, ela se baseia na realidade de um Cristo vivo (v.14). A ressurreição do Senhor é o fundamento de nossa esperança (I Ped. 1:2, 3). Assim como Deus, o Pai, trouxe Jesus, nosso Salvador, dentre os mortos na manhã de Sua ressurreição no jardim, fora dos muros de Jerusalém, assim com Ele também trará nossos queridos mortos à vida novamente.

Quando ocorrerá a ressurreição dos mortos justos?

Quando se dará esse tão maravilhoso acontecimento? Por ocasião do regresso de Jesus, pois assim se expressou o apóstolo inspirado: "Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." I Tessalonicenses 4:16 e 17. (Ver também 2Tm 4:7, 8; Ap 22:12). Quando Jesus voltar, todo aquele que aceitou o maravilhoso plano da salvação e procurou harmonizar sua vida com a vontade divina, segundo a melhor luz que possuía, será trasladado para as mansões celestiais. Os mortos ressuscitarão e nós reencontraremos nossos entes queridos que partiram e poderemos tê-los em nossa companhia por todo o sempre. É por ocasião da volta de Jesus que os salvos de todos os tempos receberão a tão almejada imortalidade (I Co 15:22, 23; 51-54). Todos eles ressuscitarão em corpos glorificados. Não vão ficar doentes, não vão envelhecer nem ter problemas de saúde. Os salvos serão glorificados física e espiritualmente. Terão vida eterna.

“Que manhã gloriosa será a da ressurreição! Que cena maravilhosa se abrirá quando Cristo vier, para Se fazer admirado em todos os que creem! Todos os que passaram pela humilhação e pelos sofrimentos de Cristo serão participantes de Sua glória. Pela ressurreição de Cristo, todo santo crente que adormece em Jesus sairá, triunfante, de seu cárcere. Os santos ressurgidos proclamarão: ‘Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?’ (1Co 15:55, RC). […] Jesus Cristo triunfou sobre a morte e rompeu os grilhões do túmulo, e todos os que no túmulo dormem participarão da vitória; sairão das sepulturas, como fez o Vencedor” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 271, 272).

Naquele dia, esposo e esposa se reecontrarão. Como disse Paulo: “Consolem-se uns aos outros com essas palavras” (1Ts 4:18, NVI). Poderemos também abraçar familiares e amigos que nós pensávamos nunca mais rever. Essa é a maravilhosa esperança da ressurreição. Nossa esperança não se baseia numa vida logo após a morte, nem em processos de reencarnação, mas na ressurreição dos mortos.

No Mundo do Amanhã que Deus trará para todos os que crerem nele não haverá mais morte. Ele nos promete: “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." (Ap 21:4).

Caro amigo leitor, não quer você se preparar para aquele inesquecível e glorioso dia? Você pode hoje mesmo tomar a sua decisão por Jesus. Que Deus o abençoe e que nos conceda a graça de estarmos juntos, em breve, nas mansões eternas! Amém!





Nenhum comentário:

Postar um comentário