Teologia

sábado, 24 de setembro de 2016

SETE ELEMENTOS IMPORTANTES DA SEGUNDA VINDA DE JESUS



Ricardo André

Vivemos num mundo conturbado e contorcido pela dor e pela miséria. Todos os dias vemos na televisão alguma tragédia, um crime, corrupção generalizada, uma violência, um estupro, balas perdidas, um desastre, tufões, acidentes aéreos, desastres de trem, inundações, suicídios, ataques terroristas que destroem centenas de pessoas inocentes, e incontáveis outros horrores. Algo que nos fere a alma e que nos leva a pensar: “Senhor, quanto mais irás aguentar? Senhor, já é tempo de voltares à Terra!”

Jesus sabia da perplexidade que encheria o coração e a vida das pessoas no mundo caótico de hoje. Assim, confortou Seus seguidores e a nós, dizendo: “Não se turbe o vosso coração” (Jo 14:1). Ele nos garante que tem conhecimento daquilo que enfrentamos e prometeu: “voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver (Jo 14:3, NVI).  Ele prometeu voltar, e Sua Palavra não falha. Ele nunca quebrou uma promessa. Ele nunca exagerou. Sua palavra é certa. Jesus prometeu voltar, e esta promessa é o suficiente para mim. O mesmo Jesus real que nasceu como bebê em Belém, cresceu e Se tornou homem entre a raça humana, curou os enfermos, morreu no Calvário, ressurgiu ao terceiro dia, ascendeu ao Céu e vai retornar (Atos 1:11).

Há outras razões para crer em Sua breve volta. Não apenas Jesus fez a promessa, mas os anjos a confirmaram. Um dia, Jesus estava caminhando com Seus discípulos, quando, de repente, perceberam que Seus pés não tocavam mais o chão. Ele começou a subir cada vez mais alto, até que foi encoberto pelas nuvens. Aqui está como a Palavra de Deus descreve este evento:

“Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu  dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles, e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o viste subir.” (Atos 1:9-11)

O que deve alegrar-nos nestes dias são alguns elementos positivos que nos alentam e servem como um bálsamo para nossa alma aflita. A seguir estão listados sete elementos importantes que você vai achar útil saber sobre a segunda vinda de Cristo.

1) A volta de Cristo é imperativa!

Os grandes cientistas confirmam que este mundo não pode durar muito mais. Um historiador inglês disse: “O mundo está chegando ao fim. O fim de tudo aquilo que chamamos vida está bem próximo”. O Dr. Allan Munn, físico canadense disse alguns anos atrás que as armas termonucleares podem levar o mundo a uma desintegração completa em menos de um minuto.

Você já pensou em como seria desalentador se Jesus não voltasse? Se Ele não viesse, as pessoas famintas da África e de outros lugares do mundo continuariam morrendo. Os genocídios que levaram milhões à morte no Camboja de Pol Pot, em Ruanda e na ex-Iugoslávia  e em outros incontáveis lugares se repetiriam de novo  e outra vez.

A volta de Cristo é um fato. É imperativa. Jesus precisa voltar. A humanidade está totalmente perdida e convulsionada pelo materialismo, desilusão e falta de direção.

Quando Jesus virá

Os discípulos de Jesus perguntaram-lhe um dia: “qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?” (Mateus 24:3). Jesus respondeu a essa pergunta de duas maneiras.

2) Não sabemos quando Jesus virá. Durante o século passado, vários grupos e indivíduos definiram datas para a segunda vinda de Jesus, entre elas: 1914, 1964, 1988 e 1994. Durante a década de 1990, algumas pessoas previram que Jesus voltaria por volta do ano 2000. No entanto, Jesus disse: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai” (Mateus 24:36).

Portanto, é inútil definirmos datas para a segunda vinda de Jesus ou ficarmos animados sobre outras datas definidas. Muitas pessoas ficam decepcionadas quando a data esperada passa e nada acontece, e abandonam todas as esperanças no retorno de Jesus.
3) Nós podemos saber quando Sua vinda está próxima. Jesus disse, no entanto, que podemos saber quando Sua vinda está próxima, assim como sabemos que o verão está próximo, quando vemos as folhas brotando nas árvores (Mateus 24:32-33). E Ele nos deu vários sinais pelos quais podemos saber isso. “Se bem que não saibamos a hora da volta de nosso senhor, podemos conhecer quando está perto. "Não durmamos pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios." I Tess. 5:4-6.” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 235).

Um desses sinais é a pregação mundial do evangelho. “Este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações”, Ele disse, “e então virá o fim” (Mateus 24:14).

Nós, humanos, nunca saberemos quando cada pessoa na Terra teve a oportunidade de ouvir a boa notícia sobre Jesus e Sua oferta de vida eterna a todos os que nEle creem. Mas um ponto é muito evidente – é mais fácil hoje do que tem sido em qualquer outro momento na história humana compartilhar a boa notícia com todos os seres humanos. Pense nisso: TV, rádio, livros, revistas e jornais, e agora a Internet por sites, por e-mails e Redes Sociais, levando a mensagem a milhões de endereços. Alguns escrevem mensagens, e centenas de pessoas as retransmitem a amigos e conhecidos.!

A Bíblia também diz que pouco antes do retorno de Jesus, o mundo estará muito fascinado com o espiritismo e a comunicação com espíritos demoníacos. Por exemplo, Jesus disse que antes de seu retorno “aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos” (Mateus 24:24). Em uma passagem semelhante em Apocalipse, João disse que os “espíritos de demônios que realizam sinais milagrosos” irão reunir os reis da terra para a batalha do Armagedom (Apocalipse 16:14-16). E Paulo disse que no tempo da volta de Jesus, Satanás exibirá “(…) todo poder, e sinais, e prodígios da mentira” (2 Tessalonicenses 2:9).

É significativo, eu acredito, que hoje nós vemos um rápido crescimento no interesse pelas canalizações e outras formas de comunicação com os chamados mortos da Nova Era. Este é um sinal da breve volta de Jesus, e é também um aviso de que não devemos aceitar fazedores de milagres, simplesmente porque eles parecem ter poderes sobrenaturais. Satanás pode operar milagres, e ele realiza seus milagres para enganar as pessoas.

Como Jesus Virá

Jesus predisse que, antes de Seu retorno impostores irão aparecer em vários lugares do mundo, alegando ser ele. “Cuidado”, ele disse. “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos”. É por isso que Ele advertiu: “se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis” (Mateus 24:4, 5, 26). Iniciou-se um tipo de engano particularmente poderoso para enganar. Esse sinal já está acontecendo? Sim, em vários lugares há cristos, em forma de seres humanos, se fazendo passar por JESUS. Mas ainda não tem grande repercussão na mídia. No entanto, o fenômeno já se tornou em fatos.

Felizmente, ninguém precisa ser enganado. Existem três maneiras que você pode reconhecer o verdadeiro Jesus quando Ele vier.

4) Sua vinda será um evento público. Por um lado, a vinda de Jesus será o acontecimento mais público da história do mundo. A Bíblia diz: “Todo olho o verá” (Apocalipse 1:7), e o próprio Jesus disse: “assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mateus 24:27). O apóstolo Paulo acreditava numa aparição pública e gloriosa. Ele disse em sua carta a Tito: “Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.” (Tito 2:13)


Não somente a vinda de Jesus será visível, mas também será muito, muito audível. Paulo disse: “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus” (1 Tessalonicenses 4:16). E disse a igreja em Corinto que “(…) a trombeta soará (…)” na segunda vinda de Jesus (1 Coríntios 15:52).

5) Ele virá nas nuvens. Jesus também disse que Ele virá “sobre as nuvens do céu” (Mateus 24:30), fato que se repete várias vezes no Novo Testamento. Por exemplo, no Apocalipse, João escreveu: “Eis que vem com as nuvens” (Apocalipse 1:7). Mais tarde, em uma visão real da segunda vinda de Jesus, João disse: “Olhei, e diante de mim estava uma nuvem branca e, assentado sobre a nuvem, alguém semelhante a um filho de homem” (Apocalipse 14:14).

6) Os mortos serão ressuscitados para a vida. Jesus disse: “(…) está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz” (João 5:28-29). Aqueles que tiverem feito o bem “ressuscitarão para a vida” (versículo 29). Jesus não disse exatamente quando isso vai acontecer, mas Paulo explicou que vai acontecer na segunda vinda de Jesus: “O próprio Senhor descerá do céu (. . .) e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Tessalonicenses 4:16).

Como Estar Preparado

A próxima pergunta é importante, como eu e você podemos estar prontos para a volta de Jesus? E a resposta é o sétimo elemento importante que precisamos saber sobre a Sua segunda vinda.

7) Você pode estar pronto. Mesmo algumas pessoas que pensam que estão prontas para a segunda vinda de Jesus vão descobrir que não estão. Ele advertiu, “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus” (Mateus 7:21).

Então, o que devemos você e eu fazer para estarmos prontos na vinda de Jesus?

Em primeiro lugar, devemos reconhecer as coisas erradas que fizemos e torná-las certas. Se tivermos prejudicado alguém, devemos fazer as pazes. E ainda que Deus não exija de nós que vençamos todos os nossos maus hábitos antes que Ele nos aceite, ele quer que nós os reconheçamos e os deixemos de lado a fim de superá-los. A Bíblia chama isso de “arrependimento” e “confissão”. Temos também de aceitar a morte de Jesus na cruz por nossos pecados e pedir a Ele para perdoar estes pecados.

Quando temos satisfeitas todas estas condições, Deus faz duas coisas para nós. Em primeiro lugar, Ele nos perdoa. E segundo, Ele transforma nossas mentes e emoções de modo que as coisas más que uma vez amamos agora detestamos e as coisas boas que antes detestávamos agora amamos. Os cristãos chamam isso de “Novo Nascimento”.

A Esperança da Vinda de Jesus

Você está cansado e desalentado por causa da dor e sofrimento, doença, morte e das condições do mundo? Está preocupado com seu filho doente? Alguém de sua família ou de seus amigos mais próximos tem uma doença incurável? Seu cônjuge está desempregado? Sua família carece de real satisfação ou segurança na vida? Você beijou pela última vez um ente querido que depois passou para os domínios da morte?  Ouça! Jesus prometeu: “Voltarei!” Jesus está voltando! Deus promete que no novo lar que Jesus está preparando para nós “Ele enxugará toda lágrima de seus olhos. Não haverá mais morte, nem luto, nem choro, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21:4).

Quão gratos podemos ser pela promessa de Jesus: “Voltarei!” Quando Ele vier, os seus amigos e entes queridos que eram fiéis e, morreram serão ressuscitados para a vida. Eles vão se juntar com o povo de Deus que ainda estará vivo na terra e serão “arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares” (1 Tessalonicenses 4:17). Vidas solitárias e frustradas despertarão para a amizade com Jesus através dos tempos eternos. Será um encontro pessoal com o nosso melhor Amigo, com Aquele que nos ama tanto que morreu na cruz por nós. Será a coisa mais gostosa do mundo encontrar-nos com Jesus, tocarmos Suas marcas da cruz, sentirmos o calor de Seu amor! Será o encontro que aguardamos com grande ansiedade. Não admira que a Bíblia nos convide a encorajar uns aos outros com estas palavras (versículo 18).

Caro amigo leitor, você não gostaria de estar pronto para encontrar Jesus quando Ele vier? Tudo que você tem a fazer é pedir para Ele entrar em sua vida. Se você fizer dEle o Senhor do seu coração, você O receberá alegremente por ocasião do Seu retorno à Terra.

“Ora, vem Senhor Jesus!” (Ap 22:20).


Nenhum comentário:

Postar um comentário