Teologia

quinta-feira, 23 de julho de 2015

ALCANÇAREMOS O ANO 2016?



Ricardo André

A internet e as redes sociais estão novamente sendo inundadas de previsões do fim do mundo, e muitas pessoas estão ficando apreensivas com teorias e previsões catastróficas para setembro de 2015. E desta vez o problema seria suposto asteroide que, de acordo com vários sites pelo mundo afora, deve atingir a Terra entre os dias 22 e 28 de setembro. Enquanto isso, teóricos bíblicos dispensacionalistas afirmam que o asteroide irá iniciar o arrebatamento e o início de uma tribulação - termo bíblico interpretado de forma equivocada como sendo um período aflitivo que antecederia a volta de Jesus Cristo - de sete anos.

O mundo religioso também está sendo bombardeado por predições sobre a volta de Jesus. Em 1994 surgiram muitos falsos profetas, inclusive no Brasil, atestando que esse era o ano do jubileu e que Jesus deveria voltar, o que naturalmente não ocorreu. Harold Camping, um radialista cristão que fez várias afirmações ousadas sobre a data do fim do mundo. Sua primeira previsão foi revelado em um livro publicado em 1992, que estabeleceu a data para a volta de Cristo como 06 de setembro de 1994. O livro também afirma que o fim do mundo iria finalmente ocorrer no dia 21 de maio de 2011. Quando nada aconteceu em 6 de setembro de 2011, ele revisou a data três vezes e foi provado que os cálculos de Harold não tinham nenhuma base. Como ocorreu um pouco antes do ano 1000, quando homens e mulheres ficaram fascinados pela mágica desse número, observamos que houve uma frenesi no mundo religioso sobre o ano 2000. Teóricos da conspiração e pessoas que afirmavam ter poderes psíquicos afirmavam que  não haviam dúvidas que o mundo acabaria.  Claro, nada do que foi previsto aconteceu e o ano 2000 foi um ano comum.

A última das previsões do fim do mundo ocorreu em 2012, depois que cientistas e historiadores afirmaram publicamente para todo o mundo que o calendário maia, acabava em 2012 e que esse marcava o fim de um ciclo, não demorou muito até que teorias sobre o fim do mundo tomassem conta das redes sociais e internet e pra deixar a situação ainda mais dramática o lançamento do filme 2012 foi como jogar gasolina em um incêndio  as teorias de como o mundo poderia acabar eram as mais variadas possíveis  indo desde a colisão com o planeta Nibiru, a liberação de tempestades eletromagnéticas pelo Sol que destruiriam todos os sistemas de comunicação da terra e levariam a guerras, colisão com meteoros gigantes, explosões de supervulcões  até novas doenças que matariam milhões e um eventual apocalipse zumbi, a situação ficou fora de controle e para evitar o pânico coletivo cientistas e doutores da NASA vieram a publico explicar que não haviam indícios de que o mundo poderia acabar mas mesmo assim milhares de pessoas por todo o mundo se prepararam e quando o grande dia  21 de dezembro de 2012, passou como um dia qualquer as pessoas se deram conta que muito do pânico causado serviu como uma jogada de marketing fazendo algumas empresas faturarem milhões de dólares.

Seria interessante recordarmos mais uma vez, que de acordo com a Palavra de Deus, nem o próprio Jesus sabia quando deveria voltar à Terra. Somente o Pai! Diz-nos as Sagradas Escrituras: "Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai” (Mateus 24:36). Creio que muitas vezes, ao alardearmos certas datas, estamos tomando uma atitude de presunção, pois não cabe a seres humanos fazer predições sobre a volta de Jesus. Não podemos negar que Jesus deve voltar logo, mas como cristãos devemos deixar de lado as datas e concentrar-nos em nossa vida, em nosso relacionamento com Jesus nosso Salvador!

Sempre que alguém tentou determinar a Segundo vinda de Jesus, a fé das pessoas foram abaladas e muitas ficaram desapontadas. O fato é que muitas pessoas que não querem estudar a palavra de Deus acreditam nessas falsas profecias, e quando elas não são concretizadas, ocorre desapontamentos e a fé é abalada, o que faz que de forma indireta o evangelho fique em descrédito.
Se você é verdadeiro cristão e espera a volta de Jesus para encontrar com Ele nos ares, não se deixe levar por esses falsos profetas, estude a Bíblia e espere com paciência no SENHOR.

Uma vez que a Bíblia Sagrada proíbe marcar datas, o que ensina? Muitas das mesmas passagens que proíbem marcar datas nos instruem sobre o que fazer até que o Senhor volte. Por exemplo, Mateus 24.42 não só adverte: “porque não sabeis em que dia vem o nosso Senhor”, mas também exorta os crentes a “vigiar”. Mateus 24.44 manda os crentes “ficarem apercebidos” porque “à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá.” E também Mateus 25.13 nos exorta a vigiar “porque não sabeis o dia nem a hora.”
O alerta ao qual os crentes são chamados não é de marcar datas, mas de esperar o Salvador (já que não sabemos quando Jesus voltará). Devemos ficar alertas, ao contrário dos descrentes que ficam dormindo, em relação às coisas de Deus. Devemos ficar alertas a fim de vivermos piedosamente até o Senhor voltar porque estamos na noite escura desta era maligna, que exige uma vigilância ativa contra o mal.

Os próprios discípulos de Jesus já se preocupavam com o fim dos tempos. O importante para mim é que haverá um ajuste de contas, haverá “um fim” para este mundo de pecado e sofrimento e que um dia Deus estabelecerá Seu reino eterno (Daniel 2:44). Jesus disse aos Seus discípulos que deveriam olhar para a figueira: “(...) quando seus ramos se renovam e suas folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo. Assim também, quando virem todas estas coisas, saibam que ele está próximo, às portas” (Mateus 24:32, 33).

Para aqueles que vivem em lugares frígidos onde a neve e as tempestades assolam durante o inverno, é maravilhoso ver quando os brotinhos começam a surgir, anunciando que logo vem a primavera. Os pássaros começam de suas migrações. O sol começa a aquecer novamente a Terra e as flores desabrocham em toda sua formosura e fragrância. Creio que aqui está a chave de nosso entendimento da volta de Jesus. Não sabemos se iremos alcançar o ano 2016, 2020, mas temos a certeza de que Jesus voltará dentro em breve. Se ultrapassarmos essa data, podemos estar seguros de que a redenção da humanidade não estará muito distante. Cinco ou 50 anos para Deus não fazem muita diferença!

Há, no entanto, uma evidência que temos que tomar em consideração, a pregação do evangelho às massas que perecem no pecado. É-nos dito que “este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mateus 24:14). Aqueles que anunciam a volta de Jesus para certas datas não compreendem a enormidade dessa tarefa. O mundo ainda precisa ser iluminado com as verdades do “evangelho eterno” (Ap 14:6-12), antes de Jesus voltar em glória e majestade.

“É privilégio de todo cristão, não só aguardar, mas mesmo apressar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Se todos os que professam o Seu nome estivessem produzindo frutos para Sua glória, quão rapidamente não seria lançada em todo o mundo a semente do evangelho!” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 213).

Eu não quero perder aquele grande dia da vinda do Senhor. Quero estar com os meus olhos bem abertos para contemplar a glória e a majestade do Filho de Deus, voltando à Terra. E você?








Nenhum comentário:

Postar um comentário