Teologia

segunda-feira, 29 de junho de 2015

PUDESSE SER AFASTADO O VÉU ENTRE O VISÍVEL E O INVISÍVEL



Ricardo André

Sempre que vou ao Recife paro um pouco na Ponte da Boa Vista, centro da Cidade e, vejo pessoas indo e vindo pelas ruas, numa corrida frenética. Tráfego intenso de carros, motos, caminhões e ônibus. Prosseguindo minha caminhada observo muitas lojas e comércios, casas, empresas. A cada dia milhões de pessoas acessam diversos meio de comunicação, a exemplo da televisão, rádio, internet. Outros milhões trabalham, escutam músicas, assistem filmes, jogos e outros programas, discutem ideologias, estudam, debatem teorias. Diariamente cada pessoa neste mundo está fazendo sua própria história, tomando decisões, mudando rumos, influenciando outras vidas, tudo de forma livre.

Alguns acreditam no destino, dizendo que o rumo de suas vidas já está pré-determinado. Há fatos que estão destinados a ocorrer em nossas vidas e cada qual com sua função. Pode ser por Carma, Aprendizado, Evolução, Lição, Missão, entre outros. Outros dizem ser completamente livres para fazer o que quiserem, pois cada um controla seu destino pela sua força de vontade e sacrifício. Há aqueles que pensam que o cosmo e tudo que existe nele, inclusive a própria vida, é produto de combinações aleatórias de elementos após o originário big bang (grande explosão), não havendo possibilidade um objetivo real para a vida. O falecido biólogo Jacques Monod, ganhador de um Prêmio Nobel, declarou: “O homem finalmente sabe que está sozinho na insensível imensidão do Universo, do qual ele surgiu apenas por acaso. Seu destino não é explicado em nenhum lugar, tampouco seu objetivo.” Influenciados por essa teoria, muitas pessoas raciocinam: se a vida é mera obra do acaso, então tem de ser vivida intensamente, pois depois dela nada mais haverá. E há aqueles que simplesmente não sabem o que estão fazendo aqui. A realidade, porém, é distante do que se acredita.

Muitos pensam que vivemos num mundo onde há apenas seres humanos.  Ledo engano! As Sagradas Escrituras revelam a realidade do mundo invisível, ao afirmar: "Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais." Efésios. 6:12. Mas pudesse ser retirado o véu que cobre nossos olhos, e veríamos milhares de seres espirituais poderosos a rondar a terra e influenciar cada detalhe da vida das pessoas. Se o véu entre o visível  e o invisível fosse afastado o homem perceberia que, na verdade, está no meio de um conflito entre as forças do bem e do mal, e que sua vida tem sido completamente influenciada por isso. De um lado, espíritos malignos buscando dominar mente e coração das pessoas para levá-las a destruição. Como fez com Eva, Satanás frequentemente finge ser nosso aliado. "Ele frequentemente parece um anjo de luz, assumindo ares amistosos, apresentando tentações peculiares, que é difícil para o inexperiente suportar." (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, pág. 207). 

A própria experiência de Pedro com Satanás certamente o capacitou a descrever nosso inimigo como um leão que ruge buscando sua presa (I Pedro 5:8). Na última Páscoa juntos, Jesus disse a Pedro que Satanás iria perseguir seus passos (Lucas 22:31). Realmente, antes que a noite terminasse, Pedro negou seu Senhor e Salvador não uma vez, mas três vezes. Jesus, porém, não o deixou sem esperança. Logo depois de lhe dizer que Satanás desejava vencê-lo, Jesus disse: "Mas Eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Do outro lado, anjos de luz correndo ao socorro e salvação destas pessoas (Hebreus 1:14). Estes nos guardam do mal, e repelem os poderes das trevas que nos estão procurando destruir (Salmos 34:7).  A grande verdade é que todos estamos, realmente, no meio do conflito cósmico. A pergunta de capital importância é: a que lado vamos nos unir? No fim é nossa própria escolha, e de ninguém mais. O grande conflito, em parte, é travado por agentes humanos. A quem você servirá é o grito de batalha que devemos responder, e a maneira como respondemos determina se vencemos ou somos derrotados.

A escritora cristã Ellen G. White, observa:

“Pudesse ser erguido o véu que separa o mundo visível do invisível, e pudesse o povo de Deus contemplar o grande conflito que se trava entre Cristo e os santos anjos, e Satanás e suas forças malignas, acerca da redenção do homem; pudesse compreender a maravilhosa obra de Deus em prol da salvação de almas da escravidão do pecado e a constante operação de Seu poder para sua proteção da maldade do maligno, e estariam melhor preparados para resistir aos tramas de Satanás. Sentiriam no espírito uma impressão solene em vista da vasta extensão e importância do plano da redenção e da grandeza da obra que se lhes depara, como colaboradores de Cristo. Sentir-se-iam humilhados, todavia animados, sabendo que todo o Céu se acha interessado em sua salvação.” Ellen G. White - Testemunhos Seletos, Vol. 2, pag. 170.

O mundo cristão se diz ciente desta realidade. Mas será que, de fato, temos agido conforme esta verdade? Será que realmente fazemos ideia do que é que estamos enfrentando? Sabemos exatamente onde eles estão e o que tem feito em nossa vida?

A Bíblia diz que Satanás é o príncipe deste mundo. Isto não é novidade para nenhum cristão. Mas será que fazemos ideia do quanto ele é príncipe do mundo? Ou, em outras palavras, sabemos como ele governa mentes e influencia a vida na terra?

Esse é um assunto que deveria ser claro para todo servo de Deus. Os dias mais difíceis que esta terra já viu estão às portas. Nunca o inimigo trabalhou tanto para desviar a mente humana. E é nesse tempo que o Deus poderoso e Onipotente mostrará aos homens e ao universo a glória do seu poder. Agora é o momento em que homens e mulheres devem despertar para o serviço ao Senhor, e como os grandes heróis do passado, devem fazer brilhar a luz da verdade, em prol da salvação de seus irmãos.

"Todo o Universo está observando com inexprimível interesse as cenas finais da grande controvérsia entre o bem e o mal. O povo de Deus está-se aproximando do limiar do mundo eterno; que pode haver de mais importante para eles do que ser leais ao Deus do Céu? Em todos os séculos Deus tem tido heróis morais; e tem-nos agora – os que como José, Elias e Daniel, não se envergonham de se reconhecerem como Seu povo peculiar. Suas bênçãos especiais acompanham os esforços de homens de ação; homens que não se desviarão da linha reta do dever, mas que perguntarão com divina energia: "Quem é do Senhor"? (Êxodo. 32:26)" (Ellen G. White, Profetas e Reis, pág. 148).

Nós não podemos mais dormir. O inimigo é seis mil anos mais experiente. Por si só, o mais sábio dos homens nada é senão um iletrado e ignorante frente a Satanás e seus anjos. Mas, pelo poder infinito de Deus, até o menor dos homens é capaz de enfrentar toda a potestade das trevas. "Ele espera lealdade de cada um, e a cada um concede poder de acordo com a necessidade. Em sua própria força o homem é fraco; mas no poder de Deus ele pode ser forte para derrotar o mal e ajudar outros a derrotá-lo. Satanás jamais obtém vantagem sobre quem faz de Deus sua defesa” (Ellen G. White, Profetas e Reis, pág. 175).

Um vendedor um dia confessou ao seu pastor que tinha-se envolvido em um caso amoroso ilícito. "Não pude evitar!", ele racionalizou. "Você não pode entender as pressões que estavam me afetando".

O pastor respondeu: "Você não pôde evitar? Pressões? O que aconteceu aos seus controles internos?"

José também teve suas pressões! A insistência diária de uma mulher atraente. A promessa de romance. Paixão sexual. A probabilidade de não ser apanhado. A tolerância da sociedade com a imoralidade sexual. As possíveis vantagens de crescer na escada profissional. E, sobretudo, as incessantes sugestões de que isso não significava nada. Mas os controles internos de José o impediram de trair a Deus.
Mas a história de José, até aquele ponto, revelava algo que mostrava por que agiu assim. O que era? “José havia sido levado para o Egito, onde o egípcio Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio” (Gênesis 39:1,2).

Todo o Céu está interessado em nosso bem-estar e em que vençamos os poderes do mal (Lucas 10:19; Hb 2:14, 15). A luta é sobre-humana. Quando, porém, escolhemos a Cristo, não importa quão débil seja nossa natureza humana, é-nos assegurado: "Maior é Aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. (...) E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus? (I Jo 4:4; 5:4, 5). O Senhor suscitará, neste tempo, homens como José, que enfrentarão as mais terríveis adversidades sem vacilar, levando avante a verdade, sendo fiéis até as últimas consequências, e possuindo uma fé inabalável. Caro amigo leitor, será você um destes? Só depende da sua escolha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário