Teologia

domingo, 12 de outubro de 2014

JESUS É REAL



Ricardo André

 Várias pessoas já me perguntaram: “Como você sabe que Jesus existiu?” Suponha que seu vizinho ou seu professor ateu levantasse essa questão hoje – qual seria sua resposta? Aqui exponho alguns pensamentos que podem ajudar.

Como sabemos que Napoleão Bonaparte existiu? Por aquilo que seus amigos e inimigos disseram a seu respeito, pelo efeito que ele exerceu na História, pelas batalhas que venceu. Assim foi com Jesus. Podemos trilhar os registros históricos chamados os quatros evangelhos quase até os Seus dias. Note também que os registros da igreja se estendem quase até o Seu século. O povo judeu também tem continuado desde os dias de Cristo e poucos deles duvidam da realidade do Jesus histórico.

Considerando o fato de que o ministério de Jesus foi altamente confinado a um lugar culturalmente atrasado e isolado, uma pequena vila do grande Império Romano, uma grande e surpreendente quantidade de informações sobre Jesus ainda pode ser extraída de fontes históricas seculares. Algumas das mais importantes provas históricas de Jesus Cristo incluem:

Flávio Josefo, historiador do primeiro século, em sua obra Antiguidades Judaicas, escrito histórico admirado pelos romanos a ponto de lhe concederem a cidadania, faz a seguinte declaração: “Assim ele [Anás, so sumo sacerdote] reuniu o Sinédrio dos juízes e trouxe perante eles o irmão de Jesus que era chamado Cristo, cujo nome era Tiago, e alguns de seus companheiros. E quando pôs contra contra eles a acusação de serem transgressores da lei, entregou-os para serem apedrejados”.

Quatro pagãos escreveram acerca de Jesus. No primeiro século, Tácito registrou: “Cristo, o fundador do nome [cristãos], fora submetido à pena de morte no reino de Tibério, por sentença do procurador Pôncio Pilatos”. No segundo século, o historiador Suetônio falou dos seguidores de “Cresto” sendo exilados de Roma. Plínio, o Jovem, numa carta ao imperador Trajano por volta do ano 112 d. C., contou ao imperador como lidava com os cristãos. Traduções com o texto integral dessas referências históricas estão disponíveis em bibliotecas.

Concluindo, há provas devastadoras da existência de Jesus Cristo, tanto na história secular quanto bíblica. Talvez a maior prova que Jesus realmente existiu seja o fato de que literalmente milhares de cristãos no primeiro século d.C., incluindo os 12 apóstolos, se desprenderam a ponto de dar suas vidas como mártires por Jesus Cristo. As pessoas morrerão pelo que crêem ser verdade, mas ninguém morrerá pelo que sabe ser uma mentira.

Isso nos deixa uma pergunta ainda mais importante do que: “Jesus existiu mesmo?” Ele existe no meu coração? Habita Ele no seu coração? A pergunta é vital por causa da promessa: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16:31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário