Teologia

terça-feira, 19 de maio de 2020

RAABE: A PROFISSIONAL DO SEXO ACEITA NA FAMÍLIA DE DEUS



Introdução

Neste artigo queremos meditar na conversão de uma profissional do sexo cananeia, que, indubitavelmente, foi uma das mais dramática manifestação do poder de Deus nos tempos bíblicos, registrada no livro de Josué, capítulos 2 e 6. Neles, Deus nos revela relevantes mensagens para nós.

No capítulo 2:1, lemos: “[...]Pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra” (NVI). Estas palavras foram proferidas por uma prostituta pagão que vivia em um apartamento sobre o muro de Jericó por volta do ano 1410 a.C., e constitui-se na sua fantástica confissão de fé. Raabe, era uma mulher profissional do sexo, uma das mais antigas profissões da humanidade. Era uma pessoa sem perspectiva de vida, sem esperança nem futuro. Não era pobre apenas materialmente, sua pobreza também era moral e intelectual. Não obstante, compreendeu cedo o significado da milagrosa direção de Deus ao Seu povo. Ela fez escolhas certas porque já tinha ouvido falar no Deus de Israel. Sabia do grande livramento no Mar Vermelho e das últimas notícias de como os hebreus haviam destruído os vigorosos reis amorreus Seom e Ogue. Os israelitas em seu avanço, ao fazerem a travessia pelo leito seco do rio Jordão na estação da cheias, tinham causado tremor a toda a população de sua cidade. Tivera várias reflexões muito antes de os espias baterem à sua porta.

Após 40 anos peregrinando no deserto, os israelitas finalmente chegam em Canaã! Terra Prometida! Na manhã seguinte comeram alimentos que encontraram em Canaã e já não houve mais o maná. Caberia agora o povo de Israel possuir as terras que Deus havia prometido a Moisés, antes a Abraão (Gn 12:1-3). Como fariam isso se a terra era ocupada pelos cananeus?

Em primeiro lugar, Josué queria conhecer as dificuldades que teriam pela frente. Para isso enviou dois espiões até a cidade de Jericó para conhecer o inimigo e elaborar o plano de guerra. Jericó ficava “situada nove km a oeste do rio Jordão e 11 km ao norte do Mar Morto. É provavelmente a cidade mais antiga do mundo” (Dicionário da Bíblia de Almeida, p. 92)

Os dois espias que Josué enviara em missão secreta tentaram entrar despercebidos em Jericó durante a hora de maior movimento do tráfego de pedestres, ao anoitecer, saindo dos campos adjacentes. Para melhor disfarce dirigiram-se diretamente para o local onde os estranhos frequentemente se misturavam. No passado “escritores judeus e alguns comentaristas protestantes tentaram mostrar que Raabe era somente a dona de uma estalagem. No entanto, nem a palavra heb. zonah nem seu equivalente grego na LXX permitem tal interpretação. O uso do termo em todo o AT, bem como sua tradução em Hebreus 11:31 e Tiago 2:25 indicam que a palavra significa “prostituta”. Essa era sua ocupação, ou o fora no passado, e na casa de uma mulher assim os espias podiam entrar em busca de alimento e hospedagem, sem chamar tanto a atenção quanto o seria em outro lugar” (Comentário Bíblico Adventista, v. 2, p. 169). Apesar do planejado disfarce, os espiões foram reconhecidos, pouco depois de terem chegado. Todo seu esquema se desfez porque Jericó se encontrava em tal estado de emergência que cada pessoa estranha parecia suspeita.

A conversão de Raabe

A missão dos dois espiões deveria ter um fim trágico. Mas de maneira inesperada Raabe, a prostituta, resolveu colaborar com Deus protegendo-os. Quando o rei de Jericó ficou sabendo que havia dois espiões na casa dela, mandou soldados para prendê-los, mas ela os havia escondido muito bem (Js 2:3-5). Com isso, assumiu um enorme risco até a queda de Jericó. Raabe admitiu ter visto os homens, mas em uma “série de mentiras proferidas com o objetivo de salvar vidas” despediu as autoridades em uma caçada selvagem (Ibdem, p. 170). Os soldados continuaram procurando por toda a cidade, sem os encontrar (Js 2:3-7).

Vale ressaltar que, embora Deus estivesse com toda certeza usando Raabe para derrotar Seus inimigos, a narrativa não dá a entender que Deus tenha aprovado o seu método de proteger os espiões utilizando uma série de mentiras. “No caso de um cristão, a mentira nunca se justifica, mas, a uma pessoa como Raabe, a luz só chega gradualmente. [...] ‘Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda a parte, se arrependam’ (At 17:30). O Senhor aceita o que é feito com sinceridade e com intenções honestas, ainda que contenha uma mistura de fragilidade e ignorância. A fé de Raabe foi provada e se mostrou genuína. Deus nos aceita como somos, mas devemos crescer “na graça” (2Pe 3:18). (Ibdem, p. 170).

Quando a noite veio, Raabe foi até o terraço de sua casa e pediu um favor aos espiões. Assim como ela os havia tratado com bondade, gostaria de receber auxílio deles, porque em Jericó estavam com muito medo dos israelitas. Ela sabia que o seu Deus era forte e poderoso. Os rapazes prometeram que, se Raabe os ajudasse a sair dali, no dia da batalha ela seria salva se colocasse uma fita vermelha na janela de sua casa e permanecesse ali dentro. Raabe ajudou-os a descer com uma corda pelo muro da cidade e os espiões foram embora (Js 2:8-15).

Indubitavelmente, os habitantes e o rei de Jericó encarariam o ato de Raabe como alta traição punível com a morte. Assim, Raabe estava nitidamente arriscando a sua vida e de toda a sua família.

Quando Jericó fora capturada pelos israelitas através do poder de Deus, Raabe e sua família foram salvos porque tiveram fé no poder de Deus, e cumpriram o acordo feito. Uma fita vermelha estava na janela de sua casa e todas as pessoas que estavam com ela também se salvaram e foram morar com os israelitas (Js 6:22-25). Esta mensagem tem a ver com o sangue de Cristo, com a graça que vem da cruz; com a salvação; salvação que só vem de Jesus. Esta pobre mulher se agarrou à promessa do fita vermelha. Simbolizava o sangue de Jesus que um dia seria derramado na cruz do Calvário para remissão de pecados. É o sangue de Jesus que nos purifica de toda a maldade (1Jo 1:7). Sem derramamento de sangue, disse o apóstolo Paulo na epístola aos Hebreus, não há remissão de pecados (9:22).

Quando a luz do Deus verdadeiro raiou no coração de Raabe, ela se arrependeu de seus pecados. O mesmo poder regenerador que atuaria na vida da “mulher adúltera”, durante o ministério terrestre de Cristo (Jo 8:1-11), também transformou a vida da prostituta Raabe. Ela renunciou a tudo, inclusive a seu “direito” à terra de Canaã, onde sua família havia vivido por várias gerações. Ela desistiu de toda herança, cultura, religião e prostituição, para unir sua vida ao do povo de Deus. Seu fantástico testemunho de fé foi: “[...]Pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra” (Josué 2:11, NVI).

Essa mudança radical não foi resultado de uma decisão instantânea baseada no medo. Ela demonstrara sua disposição de arriscar a vida protegendo os espiões. Deus havia trabalhado no coração dessa mulher muito tempo antes da chegada dos sois israelitas. Ela ouvira a respeito do poderoso Deus chamado Jeová, que derrotara os egípcios, abrira o Mar Vermelho para a passagem do Seu povo, e destruíra dois reis amorreus. Impressionada com mais essa revelação de Deus, ela concluiu que Jeová, sem dúvida, “é Deus em cima nos céus e embaixo na terra”.

O resto da história de Raabe revela “que ela tenha se casado com Salmon e sido mãe ou ancestral de Boaz, sendo, portanto, também ancestral do rei Davi e de Jesus Cristo (Mt 1:5; cf. Rt 4:21, 22)” (Dicionário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, p. 1122). E Ele nunca teve vergonha disso, porque veio justamente para salvar os pecadores (Luc. 5:30-32).

A experiência de Raabe é, em certo sentido, parecida com a de todos nós

De certa forma, todos somos semelhante a Raabe. Antes de ir a Cristo estávamos separados da família de Deus, pecadores, no meio de uma cultura degenerada e vítima de Satanás. Mas deus nos revelou Seus atos poderosos através da história e despertou a fé dentro de nós. Em cristo, escolhemos endireitar nossa vida, repudiando o passado e juntando-nos ao povo de Deus. O sangue de Jesus, da mesma forma que o fio vermelho, é o sinal que marca nossa vida. Diz a Bíblia que Jesus, por meio do Seu sangue nos libertou: “[...] Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue” (AP 1:5). Agora, vivemos como estrangeiros no meio de uma cultura paganizada, aguardando nosso libertação final quando Jesus voltar.

Há duas grandes lições que a experiência de Raabe nos ensina, quais sejam:

1) Deus aceita pecadores arrependidos. Deus aceita as pessoas exatamente como são, onde quer que estejam. Não importa quão longe elas tenham ido no pecado, Deus por sua graça pode alcançá-las e transformá-las por Sua graça. Em Isaías 1:18 é apresentado o convite: “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.” Deus lança todas as nossas iniquidades “nas profundezas do mar” (Mq 7:19), afastando-nos de nós “como o Oriente está longe do Ocidente” (Sl 103:12, NVI). Cristo varre nossos pecados “como se fossem uma nuvem” (Is 44:22). Que maravilhoso Salvador!

Sobre a experiência da conversão, Ellen G. White faz o seguinte comentário: “Mediante o poder de Cristo homens e mulheres têm quebrado a cadeia do hábito pecaminoso. Têm renunciado ao egoísmo. O profano tem-se tornado reverente; o bêbado, sóbrio; o pervertido, puro. Almas que tinham estampada em si a semelhança de Satanás, têm-se transformado à imagem de Deus. Essa transformação é em si o milagre dos milagres” (Atos dos Apóstolos, p. 476).

Ao desenvolver-se a luz e a verdade do poder de Deus para proteger e salvar, a fé de Raabe veio a ser uma profunda experiência. A conversão dela, na realidade continua como prova da capacidade de Deus para transformar. Aquele cordão de fio vermelho pendente da janela do apartamento em Jericó, é uma lembrança de sua escolha em ser adotada na família de Deus. No livro de Tiago, ela é a única pessoa comparada com Abraão, o pai da fé.Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho?” (2:25, NVI). Finalmente Raabe consegue chegar à galeria dos heróis da fé, porque está escrito: “Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes” (Hb 11:31).

Quando entendemos realmente o que fez Raabe, não ficamos assustados com a honra a ela conferida. “Quando ofereceu Isaque em sacrifício, Abraão já cria em Deus havia muitos anos; Raabe tinha uma fé recente. Porém, ambos provaram sua fé mediante uma completa despreocupação por sua segurança pessoal ao aceitar sem hesitação o plano divino” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 571). Ela estava disposta até a perder tudo para demonstrar que sua fé era válida.

2) Devemos tratar com compaixão e misericórdia as profissionais do sexo e outras pessoas desprezadas pela sociedade. A vida de Raabe fora arruinada pela sociedade na qual vivia. Raabe era vítima dos males de sua cultura social. Similarmente, as profissionais do sexo, hoje, tiveram suas vidas arruinadas pela sociedade preconceituosa, machista e excludente, que lhes negou as oportunidades. A pobreza e a miséria social condicionadas pelas dificuldades financeiras, baixos rendimentos, desemprego, entre outros, são fatores socioeconômicos determinantes da prostituição feminina. São muitas as causas que levaram essas mulheres ao mundo da prostituição. Deus aceita cada pessoa que vem a ele, independentemente do seu estado ou do que tenha sido no passado. Ele aceitou Raabe, a prostituta, e Davi, o assassino, e os dois foram relacionados como ancestrais do Messias. Assim, Ele nos pede que aceitemos os pecadores hoje. Como cristãos, devemos nos aproximar dessas filhas de Deus e acolhe-las com amor e compaixão, a fim de levar a elas as boas novas de salvação, bem como oferecer-lhes outros meios dignos para que possam obter seu sustento, restaurando suas vidas.

Caro amigo leitor, você já entregou sua vida a Jesus? Se já, por que não renovar essa entrega? Se nunca entregou por que não fazê-lo agora, a fim de receber dEle o perdão e salvação?



5 comentários: