Teologia

quinta-feira, 13 de junho de 2019

O HOMEM QUE FOI TRAÍDO PELO BRILHO EFÊMERO DO MUNDO E SUAS ATRAÇÕES


Ricardo André

“Procure vir logo ao meu encontro, pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica [...]” (2 Timóteo 4:9,10, NVI).

Este é o capítulo final na história de um homem que uma vez foi um autêntico cristão. Pouco se sabe, por intermédio das Escrituras, acerca de Demas.  Ele aparece apenas três vezes no Novo Testamento. Em Colossenses 4:14, Paulo envia saudações de Demas para os irmãos de Colossos. Em Filemom 24, o apóstolo menciona Demas como um de seus cooperadores. Portanto, através desses comentários de Paulo sobre Demas, percebemos que, até certo momento de sua vida, ele estava envolvido nas atividades da igreja. Ele foi um fiel colaborador e companheiro do apóstolo Paulo. Teve o privilégio de ser um ministro, um associado do grande apóstolo dos gentios. O propósito de Paulo era conquistar o mundo para o Senhor Jesus Cristo. Demas não somente vivia os sonhos de Paulo como também partilhava de seus esforços missionários. Quando os perigos e ameaças se levantavam, ali estava Demas. Quando uma nova igreja cristã se erguia, Demas estava junto. De repente, abandona Paulo num momento de grande crise e vai para Tessalônica, talvez sua cidade natal.

E com tristeza Paulo escreveu: “Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica” (2Tm 4:10). Pelo ganho mundano, Demas trocou toda alta e nobre consideração. Com que pouco discernimento ele fez a troca!” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 455). Com certeza, o apóstolo deve ter ouvido várias vezes os irmãos das igrejas perguntarem por Demas. Um dos grandes exegetas da Bíblia considerava este versículo um dos mais tristes da Bíblia. Temos de pensar em Demas muito mais com simpatia do que com condenação, pois há muitos “Demas” entre nós nos dias atuais. Ao falar desse assunto penso com tristeza em meu coração em diversos jovens e adultos também que conheço, muitos dos quais são meus amigos que, à semelhança de Demas, não mais estão na igreja, que decidiram viver longe de Deus e perto das fantasias e tentações oferecidas por este mundo contaminado pelo pecado.

O que houve com Demas?

Cometeu Demas algum crime que o obrigou a deixar Roma? Apoderou-se do que não lhe pertencia? Caiu Demas em adultério? Não! Demas não é culpado de nenhum desses crimes ou pecados. O inimigo que ocasionou a ruína de Demas parece tão inofensivo que nem mesmo é considerado inimigo. O que levou Demas ao fracasso foi seu amor ao “mundo”.

A Bíblia Viva diz que “Demas abandonou Paulo por que gostava das coisas boas desta vida” e a Bíblia na Linguagem de Hoje diz que “Demas se apaixonou por este mundo” (2Tm 4:10). A visível implicação das palavras de Paulo é que se alguém ama este mundo, ele cessará de amar a Deus. Implica que o amor do mundo e o amor do Senhor Jesus Cristo não podem habitar num mesmo coração. A teologia dessa afirmação do apóstolo é o mesmo ensinada   em toda a Bíblia.

O apóstolo João diz: “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 João 2:15, NVI). Tiago usa de maior ênfase, quando diz que o “amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus (Tg 4:4). O amante do mundo não é somente alguém que não ama a Deus mas um inimigo pessoal de Deus.

A escritora cristã Ellen G. White a esse respeito escreveu: “O amor do mundo exclui o amor de Deus, fazendo com que nossos mais altos interesses sejam subordinados às considerações mundanas” (Testemunhos Seletos, v. 1, p. 405).

Não ameis o mundo

Que mundo somos admoestados a não amar? Certamente não é este universo físico de montanhas e vales, rios e oceanos, nuvens e florestas. Durante a obra da criação, Deus se esmerou em pôr beleza na menor planta silvestre para que a vida do homem recebesse maior significação e colorido. “Eis que tudo era muito bom” (Gn 1:31). Como cristãos, deveríamos apreciar mais as belezas da Criação.

Também não somos impedidos de amar os seres humanos (vizinhos, clientes, nossos colegas de escola e de trabalho). Devemos amá-los porque Cristo morreu por eles também; devemos servi-los, devemos ajuda-los, mas não devemos misturar-nos com os seus programas que ofendem a Deus.

Amar o mundo, como alguém afirmou, é “a pessoa se tornar escravizada a qualquer coisa do mundo que impeça que ele se torne semelhante a Jesus”. Amar o mundo é ser conduzido pelo amor próprio. Assim, o texto de Paulo poderia ser lido: “Demas me abandonou, escolhendo fazer o que lhe agradava”.

Este desejo de agradar a nós mesmos, sempre nos leva para longe de Deus. Demas foi muito infeliz ao abandonar Paulo, pois não compreendia então que aquele que se entrega às atrações deste mundo perde o amor do Pai.

A visível implicação das palavras de Paulo é que se alguém ama este mundo, ele cessará de amar a Deus. Implica que o amor do mundo e o amor do Senhor Jesus Cristo não podem habitar num mesmo coração.

A Grande Decisão na Vida de Demas

Penso que Demas tinha um coração dividido – amava a Deus e ao mundo. Enquanto viajava, ao fazer suas visitas, se encantava com as lidas carruagens dos romanos. Seus olhos fitavam com admiração a linda mobília dos romanos. Ficava empolgado com as modas daquele tempo. Sua mente achava-se cativa pelo “brilho” das ruas de Roma. Só podemos imaginar, mas o fato é que Demas amou o presente século. Ficava encantado com as coisas fúteis deste mundo e partiu. Desejando agradar a si mesmo, abandonou Paulo e o Cristo de Paulo, viajando para Tessalônica. “O desejo de honras terrenas pode impedir que um cristão combata com sucesso ‘o bom combate’ e complete sua ‘carreira’” (Comentário Bíblico Adventista, v. 7, p. 368).

Paulo havia dito que o Senhor viria para aqueles que amavam a Sua vinda e não este mundo. Demas foi traído pelo brilho efêmero do mundo e suas atrações. Notamos, outrossim, que tinha um coração errante. Ia de romaria a romaria. De uma cidade para outra, de uma experiência para outra, de um porto para outro, num esforço desesperado de encontrar paz para sua vida atribulada. É a última vez que ouvimos falar de Demas. Como filho pródigo, ele vagou de lugar para lugar. Não sabemos se à semelhança daquele jovem desventurado, Demas voltou para Cristo. Esperamos que a influência de Paulo tenha sido tão positiva em sua vida que tenha abandonado seus caminhos e retornado ao lar.

À semelhança de Demas, muitos jovens abandonam a igreja para irem à “Tessalônica” (o mundo) por estar apaixonado por este mundo, por amar o presente século em vez de amar a Cristo, por gostar das “coisas boas desta vida”. Em outras palavras, o jovem quer “curtir a vida”, aproveitar sua juventude longe de Deus. Mas será que vale a pena?

Muitos são os caminhos seguidos pelos homens os quais conduzem a destruição. Há lugares duvidosos, antro de extravagância e vício, sedutores, centro de iniquidades, que atraem as multidões. São poucos os que, cruzando os seus portais, conseguem retroceder.

O caminho que se abre diante de nós hoje poderá levar-nos para longe de Deus; poderá conduzir-nos a um hábito pecaminoso, a uma vida de escravidão.

O caminho que temos à nossa frente poderá conduzir-nos à apostasia. Poderá parecer-nos um caminho atraente, mas nos leva inevitavelmente a um destruidor abismo. Antes de trilhá-lo, cumpri-nos observar que caminho segue a multidão.

Muitos são os motivos que levam uma pessoa a abandonar a Cristo e sua Igreja. Mas, indubitavelmente, o fator mais determinante para que um jovem abandone a igreja é a falta de comunhão com Deus, isto é, falta de ler a Bíblia, de orar e de testemunhar. Acredito profundamente que, quando alguém rompe com a igreja, é porque já rompeu antes com Cristo. Por trás de cada apostasia há o drama de uma Bíblia abandonada. Logo, o que conservará um jovem na igreja é uma vida de oração, de estudo da Bíblia e testemunho pessoal.

Os jovens precisam inspirarem-se na vida de Marcos. Como era vida de Marcos? Ellen G. White descrevem-na assim: “Desde os primeiros anos de sua profissão de fé, a experiência cristã de Marcos tinha-se aprofundado. Ao estudar mais acuradamente a vida e a morte de Cristo, ele tinha obtido mais clara visão da missão do Salvador, Suas provas e conflitos. Lendo nas cicatrizes das mãos e pés de Cristo as marcas de Seu serviço pela humanidade, e até onde leva a abnegação para salvar os perdidos e prestes a perecer, Marcos se dispôs a seguir o Mestre na senda do sacrifício. Então, compartilhando a sorte de Paulo, o prisioneiro, Marcos compreendeu melhor que nunca, que é infinito lucro ganhar a Cristo, e infinita perda ganhar o mundo e perder a alma por cuja redenção o sangue de Cristo foi derramado. Em face de severa adversidade e prova, Marcos continuou firme, um sábio e amado auxiliar do apóstolo” (Atos dos Apóstolos, p. 455).

Cada jovem deve escolher o exemplo que deseja seguir: Demas ou Marcos. “Possuindo apenas riquezas e honras mundanas, Demas era, de fato, pobre, por muito que ele pudesse orgulhosamente chamar de seu; enquanto Marcos, escolhendo sofrer por amor de Cristo, possuía riquezas eternas, sendo considerado no Céu herdeiro de Deus e co-herdeiro de Seu Filho” (Ibid., p. 455).


Conclusão

Encerrando esse estudo deixo o seguinte conselho de Paulo para os jovens que perderam o fervor espiritual e pensam em abandonar a igreja: “Deus quer que nos voltemos da vida ímpia e dos prazeres pecaminosos para uma vida correta no temor de Deus dia a dia, aguardando ansiosamente aquele tempo em que se verá a Sua glória – a glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tt 2:12, 13, Bíblia Viva).

Vivemos nos últimos dias da história da Terra. Por que não trabalharmos com aqueles que abandonaram o redil do Senhor? Por que não orarmos por aquele irmão, aquela filha, aquele pai, aquele jovem... que foi para Tessalônica?



2 comentários:

  1. Irmão, amei esse estudo! E como temos visto os jovens se renderem a ilusão... temos, sim, que orar e muito, pedindo a Deus, que nossos filhos e jovens, tenham a sabedoria necessária para não crer em distrações!!

    ResponderExcluir
  2. Amém!Louvado seja Deus! Fique com Deus. Obrigado, irmã Shirley Barreto, por apreciar nosso texto. Abraço afetuoso!!!!

    ResponderExcluir