Teologia

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

SEPARADOS HOJE PELA MORTE, UNIDOS AMANHÃ



Ricardo André

Há exatos oito dias hoje (16/02), que familiares e amigos do jovem estudante Evilan de Jesus Oliveira, de 16 anos, e membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Bairro Jardim Campo Novo (Lagarto/SE), se despediram dele, pondo-o na sepultura silenciosa a descansar. No dia 04 de fevereiro, Evilan foi baleado na cabeça por criminosos não identificados, no lixão de Lagarto, no Pov. Santo Antônio, por volta das 13h00. Depois de ter ficado cinco dias internado no Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), em Aracaju, Evilan faleceu na tarde da segunda-feira (08/02).

A morte do adolescente, na primavera da vida, causou perplexidade e tristeza naqueles que o conheciam, pois ele era um menino bom, amado por seus familiares e amigos, benquisto na comunidade em que morava (Bairro Jardim Campo Novo), por seus irmãos de fé e por seus colegas de Escola. Hoje, eles choram e sofrem a dor causada pela perda e separação do adolescente. Hoje, pela morte, estamos separados do Evilan de Jesus, de outros amigos e ente queridos, mas, no futuro, poderemos estar reunidos novamente, pela graça de Jesus, se O conservarmos como o Salvador e Senhor da nossa vida. Apocalipse 21:1-4 fala dessa esperança: “Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".

Alguém que passou pela dor da separação escreveu confortante mensagem que transcrevo a seguir: “Pode nosso corpo mortal morrer, e ser posto na sepultura. Contudo, a bendita esperança vai até a ressurreição, quando a voz de Jesus, quando a voz de Jesus chamar aos que dormem no pó.

“Sei de que estou falando. Experimentei o tempo em que me parecia estarem as ondas me submergindo; naquela ocasião senti que meu Salvador me era precioso. Quando meu filho mais velho me foi levado, foi muito grande o meu pesar, mas Jesus veio ao meu lado e senti a Sua paz.

“E então, foi levado aquele que por trinta e seis anos estivera junto a mim. [...] Havíamos labutado juntos, lado a lado, no ministério, mas tivemos que juntar as mãos do labutador e depô-lo a descansar na tumba silenciosa. De novo minha tristeza me pareceu grande demais, mas veio após a taça da consolação. Jesus me é precioso. Ele andou ao meu lado [...] e andará ao lado vosso.

“Quando nossos amigos descem a sepultura, eles não nos parecem belos. Pode ser que levemos ao descanso nosso pai ou nossa mãe: quando ressurgirem, as rugas terão desaparecido, mas serão eles mesmos, e os reconheceremos. Precisamos estar preparados para ir ao encontro desses queridos amigos, quando reviverem, na manhã da ressurreição. [...] Não devemos apegar-nos à esperança que nos é proposta no evangelho, de que seremos semelhante a Ele, e como Ele é O veremos?” (Nos Lugares Celestiais [MM 1968], p. 352, 353).

Essa mensagem foi enviada pela escritora cristã Ellen G. White para confortar uma família enlutada pela perda de um parente. É uma mensagem apropriada também para nós hoje, que já tivemos que levar pai, mãe, filho, filha, irmão e amigos à tumba silenciosa. Mas isso será por pouco tempo. Logo o redentor da vida virá. “Fluiremos então a plenitude da bem-aventurada e gloriosa esperança. Sabemos em quem temos crido. Não temos crido, nem trabalhado inutilmente. Está perante nós uma rica e gloriosa esperança” (idem, p. 352).

Caro amigo, deseja você viver para sempre no lar celestial com Jesus? “O Espírito e a noiva dizem: "Vem! " E todo aquele que ouvir diga: "Vem! "Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida” (Apocalipse 22:17, NVI). Esse “quem quiser” inclui você e a mim! Sendo que Jesus nos ama o suficiente para preparar-nos um lar na Nova Terra, o mínimo que podemos fazer é amá-Lo o suficiente para aceitar um lugar ali. Parece inimaginável que alguém rejeite o oferecimento de um lugar no esplêndido mundo do amanhã de Jesus. Suponha que esse lugar existisse no mundo atual. Iríamos correndo até lá. Corra, então, na direção do Céu – agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário