Teologia

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

“CREDE EM SEUS PROFETAS” – PORQUE ACEITO O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ELLEN G. WHITE


Ted N. C. Wilson*

Sermão Apresentado no Simpósio Internacional sobre o Dom de Profecia, 17 de Outubro de 2015

“Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis” (2Cr 20:20).

“Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Am 3:7).

Desafios dos últimos dias

Ao enfrentarmos os últimos dias da história da Terra, sabemos que haverá um esforço determinado da parte de Satanás para destruir a eficácia da Bíblia e do Espírito de profecia. Por toda parte, vemos a neutralização da autoridade da Palavra de Deus. O método-histórico, aplicado à Palavra de Deus, reduz sua eficácia como autoridade. É plano de Satanás solapar o claro “assim diz o Senhor” de Deus. Já vimos e estamos vendo os esforços determinados por parte de pessoas motivadas por Satanás para atacar o Espírito de Profecia e torna-lo “sem efeito”.

Tanto a Palavra de Deus como o Espírito de Profecia são produtos de inspiração celestial e, portanto, , são relatos precisos que descrevem o grande conflito entre o bem e o mal – entre Cristo e Satanás. É por isso que o diabo está determinado a destruir a verdade encontrada na Bíblia e no Espírito de Profecia. Felizmente, o diabo não terá sucesso! No entanto, no processo, muitas pessoas serão enganadas.

Deus nos deu um mandado celestial para sermos defensores de Sua Palavra, porque ela já mostrou que é a verdade e transforma a vida das pessoas. Devemos levar as pessoas de volta à verdadeira adoração a Deus, como enfatiza o primeiro anjo de Apocalipse 14. É nosso privilégio afirmar a maravilhosa verdade de Deus mediante nosso testemunho e proclamação. Devemos crer nos profetas de Deus e partilhar as novas de que Deus revela Suas mensagens secretas a Seus profetas e servos designados.

Na Igreja Adventista do Sétimo Dia, aceitamos Ellen G. White como serva do Senhor e como profetisa moderna. Essa igreja não estaria onde está sem a orientação especial dada por Deus por meio dos escritos do Espírito de Profecia, de Ellen G. White. O conselho dado ajudará a concluir a obra de Deus na Terra, pelo poder do Espírito Santo. É precisamente por isso que o diabo é tão aplicado na tentativa de minar a influência da Bíblia e do Espírito de Profecia.

Em Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 78, lemos:

“O último engano de Satanás será exatamente anular o testemunho do Espírito de Deus [...]. Satanás trabalhará engenhosamente, por diferentes maneiras e por instrumentos diversos, para perturbar a confiança do povo remanescente de Deus no testemunho verdadeiro. Introduzirá visões falsas para desencaminhar e misturará o falso com o verdadeiro e assim desgostará o povo para que considerem tudo quanto traz o nome de visões como uma espécie de fanatismo; as almas sinceras, porém, comparando o falso com o verdadeiro, serão habilitadas a distinguir entre elas.

Outra advertência específica foi dada em Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 41, diz: “Em breve serão feitos todos os esforços possíveis para desmerecer e perverter a verdade dos testemunhos do Espírito de Deus. Precisamos ter de prontidão as mensagens claras, exatas que têm vindo desde 1846 ao Seu povo.”

Testemunho pessoal

Por que aceito o ministério profético de Ellen G. White? Por que creio tão seguramente no Espírito de Profecia? Como já foi indicado em Apocalipse 19:10: “O testemunho de Jesus é o Espírito da profecia”. Creio que os escritos de Ellen G. White são o testemunho de nosso Senhor. Eles nos apontam à Palavra sagrada de Deus, na qual Paulo explicou, em Filipenses 2:5-11, que Cristo tomou a forma de homem e Se tornou a Palavra encarnada.

Os adventistas do sétimo dia não descrevem O Espírito de Profecia como parte da Bíblia ou igual à Bíblia. Como Ellen White indicou, o Espírito de Profecia deve levar à Bíblia. No entanto, creio plenamente que o Espírito de Profecia se manifesta nos escritos de Ellen G. White é inspirado com a mesma inspiração celestial da Bíblia, uma vez que é o testemunho de Jesus. Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 41, explica:

Por meio de Seu Santo Espírito, a voz de Deus nos tem vindo continuamente em advertências e instruções, para confirmar a fé dos crentes no Espírito de Profecia. Tem vindo repetidamente a ordem: Escreve as coisas que te tenho dado para confirmar a fé do Meu povo na atitude que eles tomarem. O tempo e a provação não anularão as instruções dadas, mas através de anos de sofrimento e sacrifício têm estabelecido a verdade do testemunho comunicado. As instruções dadas nos primeiros tempos da mensagem devem ser conservadas como instruções dignas de confiança para se seguirem nesses seus dias finais.”

O testemunho de Jesus que é o Espírito de Profecia, é parte importante do movimento do advento. Crio que o Espírito de Profecia, é um dos maiores dons de Deus para a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Concentra-se em Cristo e Sua Palavra – Sua justiça abrangente, Seu plano de salvação, Sua graça e Seu ministério no santíssimo no santuário celestial. O Espírito de Profecia retrata o plano de Deus para Seu povo que vive neste tempo do fim e que espera a segunda vinda de Cristo em breve. Os acontecimentos finais do grande conflito estão prestes a ter lugar. Creio que Jesus está voltando!

Relevância contemporânea

O Espírito de Profecia é tão relevante hoje como era quando foi escrito. É acurado, edificante, instrutivo e poderoso quando aponta a Cristo e à Bíblia Sagrada. É verdadeiramente o testemunho de Jesus e é por isso que creio no ministério profético de Ellen G. White.

O Espírito de Profecia é retratado em Apocalipse 12:17 como uma das duas características da igreja remanescente nos últimos dias. Esse verso dia: “O dragão [Satanás] irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante [ou remanescente] da sua descendência [ou a semente, o povo e a igreja de Deus dos últimos dias], os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus” (NVI).

As duas características distintivas do povo de Deus são simples. O povo remanescente de Deus observa os mandamentos de Deus, inclusive o vital quarto mandamento. Esse mandamento identifica quem é Deus e indica nossa submissão ao Criador, que em seis dias consecutivos, literais, criou a Terra recentemente por Sua palavra e, em seguida, descansou no sábado do sétimo dia. Sua santidade é o sinal da autoridade de Deus e o selo de Seu povo para a eternidade.

O convite do primeiro anjo em Apocalipse 14:7 para adorar a Deus como o Criador coloca automaticamente sobre o ser humano a responsabilidade de observar o sábado do sétimo dia como um memorial que honra Sua atividade criadora. Um ser criado não pode honrar seu Criador desafiando a ordem Dele para santificar o sábado. O sábado será o ponto focal do conflito entre o bem e o mal durante o tempo final de graça. O Grande Conflito, p. 605, diz que “o sábado será a pedra de toque da lealdade; pois é o ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens a prova final, traçar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não O servem”. O sábado é um sinal de nossa relação com Deus e da nossa dependência Dele para a criação e salvação. Ele deu o sábado à humanidade como o ponto culminante da semana da criação, tal como descrita em Gênesis 2 e reafirmada no monte Sinai.

Em julho de 2014, tive o privilégio peculiar de estar no topo do monte Sinai e perceber que foi ali que Deus deu Seus preciosos Dez Mandamentos por intermédio do profeta Moisés. A crença nos profetas de Deus nos ajuda a perceber que o sábado é parte primordial de nossa fé e até mesmo de nosso nome, ao mostrarmos amor e fidelidade a nosso Criador e Redentor.

O testemunho de Jesus Cristo

Mais especificamente para o nosso tema neste simpósio, a segunda característica distintiva é que a igreja remanescente de Deus tem o testemunho de Jesus, que é o “Espírito da profecia”. Os mandamentos de Deus e o testemunho de Jesus, ou o Espírito de Profecia, vêm da mesma fonte: o próprio Deus.

O Espírito de Profecia foi dado para nutrir e ajudar o movimento dos últimos dias com instruções divinas. Deus usou o Espírito de Profecia para guiar na estabelecimento de Sai igreja remanescente, a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Esse povo O ama supremamente e segue Seus mandamentos movidos por Seu poder. Deus usa o Espírito de Profecia para fazer prosperar Sua igreja nos últimos dias e proporcionar seu crescimento com milhões de membros em todo o mundo.

No entanto, uma das maiores ameaças ao Espírito de Profecia não é necessariamente a aversão a seus conselhos, mas, sim, a indiferença. Hoje, muitos membros não estão familiarizados com os escritos de Ellen G. White – não o leem ou simplesmente o ignoram.

Em Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 390, lemos:

“Os volumes de Spirit of Prophecy [Espírito de Profecia], e também os Testemunhos, devem ser introduzidos em cada lar de observadores do sábado, e os irmãos devem saber o seu valor e serem estimulados a lê-los. [...] Eles devem estar na biblioteca de cada família e serem lidos vez após vez. Que sejam mantidos onde possam ser lidos por muitos e ser desgastados pela leitura por todos os vizinhos”.

O Lar Adventista, p. 479, indica que os volumes da série O Conflito dos Séculos “podem ser levados a cada família na Terra”. Agradecemos às nossas editoras, aos nossos colportores e membros por fazerem isso em todo o mundo.

Vários projetos, incluindo Conectando com Jesus, fazem circular milhões de livros do Espírito de Profecia aos membros da igreja e ao público em geral no mundo inteiro, nos formatos impresso e eletrônico. Precisamos fazer muito mais a esse respeito. A rápida expansão da Igreja Adventista do Sétimo Dia exige que nossos membros conheçam em sua própria língua e dialeto que conselhos do Espírito de Profecia Deus tem para Sua igreja nos últimos dias.

Conselhos que produzem frutos

O conselho do Espírito de Profecia tem sido fundamental no estabelecimento das instituições de publicações, saúde, educação, ajuda humanitária e mídia. O Espírito de Profecia orienta a expansão pastoral, evangelística, missionária e administrativa da igreja. O Espírito de Profecia fornece instruções em quase todos os aspectos da vida, incluindo teologia, estilo de vida, saúde pessoal, família, lar, os jovens, as relações interpessoais, a gestão pessoal e muitos outros. O Espírito de Profecia está guiando o povo de Deus e será sempre assim até que o Senhor retorne. É por isso que creio no ministério profético de Ellen G. White.

Como resultado da orientação profética, a Igreja Adventista do Sétimo Dia não é apenas mais uma denominação, mas um movimento do advento de origem celestial, com um destino especial – a missão de proclamar a mensagem encontrada em Apocalipse 14:6-12 – as três mensagens angélica.

Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 19, nos diz:

“Em sentido especial foram os adventistas do sétimo dia postos no mundo como vigias e portadores de luz. A eles foi confiada a última mensagem de advertência a um mundo a perecer. Sobre eles incidiu a maravilhosa luz da Palavra de deus. Foram incumbidos de uma obra da mais solene importância: a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagem angélicas. Nenhuma obra há de tão grande importância. Não devem eles permitir que nenhuma outra coisa lhes absorva a atenção.”

É por isso que Satanás ataca o Espírito de Profecia e seus importantes conselhos divinos para a igreja remanescente nos últimos dias. Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 48, indica:

“Será ateado contra os testemunhos um ódio satânico. A operação de Satanás será perturbar a fé das igrejas neles, por esta razão: Ele não pode achar caminho tão fácil para introduzir seus enganos e prender almas em suas mentiras se as advertências e repreensões e conselhos do Espírito de Deus forem atendidos.”

Além disso, Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 298, diz:

“Temos que seguir as direções dadas por meios do Espírito de Profecia. Temos que amar a verdade para este tempo e a ela obedecer. Isso nos guardará de aceitar fortes enganos. [...] [Deus] falou-nos pelos Testemunhos Para a Igreja e pelos livros que têm ajudado a esclarecer o nosso dever presente bem como a posição que devemos ocupar agora.”

Cristo nos chamou a uma posição de destaque como os “restantes da Sua semente”, um movimento com um destino único, firmes em Sua verdade, proclamando a mensagem do advento, tendo o testemunho de Jesus, voltando os olhos das pessoas a Jesus, o centro de toda verdade e, pelo poder do Espírito Santo, conduzindo as pessoas de volta à verdadeira adoração a Deus e a Cristo.

Exaltando a Jesus

Creio no ministério profético de Ellen White por meio do Espírito de Profecia, porque exalta a Jesus.  Na obra Nos Lugares Celestiais, p. 127, ela indica:

“Nossa fé aumenta ao contemplarmos a Jesus, que é o centro de tudo que é atraente e amorável. Quanto mais contemplarmos o celestial, tanto menos veremos de desejável e atraente no terreno. Quanto mais constantemente fixarmos o olhar da fé em Cristo, em quem se polarizam nossas esperanças de vida eterna, tanto mais crescerá nossa fé.”

Outra razão poderosa pela qual creio no ministério profético de Ellen White pelo Espírito de Profecia é a ênfase que é apresentada sobre a unidade.

O inimigo sabe que se puder conseguir que o povo de Deus olhe para si mesmo e para suas próprias opiniões em lugar de olhar a Cristo, ele será capaz de trazer discórdia, desunião e tensão. Esta é uma de suas maiores ferramentas contra a missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Deus nos chamou para sermos participantes da maior proclamação da verdade na história, a culminação do grande conflito entre Cristo e Satanás. Deus nos confia a tarefa de partilhar Cristo, que viveu sem pecado, morreu por nós, ressuscitou e agora está intercedendo em nosso favor como nosso sumo sacerdote, e que há de voltar em breve para nos levar para o Céu. Fomos chamados a compartilhar a Palavra de Deus em todo o Seu poder mediante a orientação do Espírito Santo. Nessa vocação celestial, seremos confrontados com pessoas que não concordam com nossa mensagem e missão. Podemos ser tentados a ficar desanimados com a apatia dos outros dentro da igreja. A despeito do que enfrentamos, não devemos ser tentados a trabalhar de forma independente e caminhar adiante da igreja. Somos chamados a trabalhar dentro da igreja remanescente de Deus dos últimos dias, não separados dela. Permaneça unido à sua igreja local e à família da igreja em todo o mundo. Permaneça dentro da igreja, independentemente de suas imperfeições. Tenha sempre à sua frente o Senhor e Sua missão para Seu povo.

Uma compilação recente, Conselhos Para a Igreja, p. 244 e 245, indica:

“Deus tem na Terra uma Igreja que é Seu povo escolhido, que guarda os Seus mandamentos. Ele está guiando, não ramificações transviadas, não um aqui e outro ali, mas um povo. [...] É nosso dever individual andar humildemente com Deus. Não devemos buscar nenhuma mensagem estranha, nova. Não devemos pensar que os escolhidos de Deus, que procuram andar na luz, componha Babilônia. Embora existam males na igreja, e tenham de existir até ao fim do mundo, a Igreja destes últimos dias há de ser a luz do mundo poluído e desmoralizado pelo pecado. A igreja débil e defeituosa, precisando ser repreendida, advertida e aconselhada, é o único objeto na Terra ao qual Cristo confere Sua suprema consideração. [...] A Igreja de Deus na Terra se une com a do Céu. [...] Deus concedeu o mais alto poder, abaixo do Céu, à Sua Igreja. É a voz de Deus em Seu povo unido na qualidade de Igreja que deve ser respeitada.”

 Perceba que a igreja é chamada a uma grandiosa obra interna e externa. O tempo de sacudidura e peneiramento está chegando. O Senhor fará a Sua obra. Cristo nos chamou a anunciar uma preparação para o alto clamor. Elevar a Cristo e Sua santa Palavra. Creiamos no dom do Espírito de Profecia. Ao fazermos isso, sob a orientação do Espírito Santo, estaremos envolvidos em reavivamento e reforma e seremos levados à completa humildade ao pé da cruz. Deus fará Sua obra de preparar plenamente Seu povo para os eventos inacreditáveis logo adiante. É por isso que creio no ministério profético de Ellen G. White, que indicou em Testemunhos Para a Igreja, v. 1, p. 179 a 181:

“Foi-me mostrado o povo de Deus, e vi-o fortemente sacudido. Alguns, com viva fé e agonizantes brados, pleiteavam com Deus. [...]Perguntei qual o sentido da sacudidura que eu acabava de presenciar e foi-me mostrado que fora causada pelo positivo testemunho motivado pelo conselho da Testemunha fiel, aos laodiceanos. Esse testemunho terá o seu efeito sobre o coração do que o recebe, levando-o a exaltar a norma e declarar a positiva verdade. Alguns não suportarão esse claro testemunho. Opor-se-lhe-ão e isto causará uma sacudidura entre os filhos de Deus. O testemunho da Testemunha fiel não foi atendido nem pela metade. O solene testemunho do qual depende o destino da igreja foi subestimado, se não rejeitado por completo. Esse testemunho tem que realizar arrependimento profundo, e todos os que de fato o receberem, obedecer-lhe-ão e serão purificados”.

A Palavra de Deus e o Espírito de Profecia apontam à Testemunha Verdadeira, Jesus Cristo, que inspirou a ambos. O Espírito de Profecia nos dá uma grande visão sobre nossa condição laodiceana e nossa necessidade da justiça de Cristo, de sermos justificados e santificados por Ele. É por isso que creio no ministério profético de Ellen G. White, mediante o Espírito de Profecia.

Motivos práticos

O motivo mais prático pelo qual creio no Espírito de Profecia é que cresci em um lar que mantinha grande respeito por esse dom especial. Meu pai sempre falava de forma positiva e apaixonada sobre isso. Minha mãe me transmitiu essa lealdade inabalável à Palavra de Deus e ao Espírito de Profecia. Nunca ouvi de meus pais uma palavra de desprezo nem um comentário depreciativo sobre a Bíblia ou o Espírito de Profecia. Minha esposa maravilhosa, Nancy, cresceu em um lar com a mesma atitude positiva. Ela ama ler diariamente a Bíblia e o Espírito de Profecia, como eu faço. Isso tem uma tremenda influência em nossa casa. Avancei da primeira confiança incutida em meu coração por meus pais para minha própria profunda apreciação pelo conselho, direção e esclarecimento no Espírito de Profecia. Pais, incutam em seus filhos o amor e a confiança na santa Palavra de Deus e no Espírito de Profecia. Ao ler o Espírito de Profecia, aceito que é inspirado por Deus, porque é o testemunho de Jesus.

Quero compartilhar com vocês outra razão prática pela qual creio no Espírito de Profecia. Ao redor de 1870, William imigrou da Irlanda para os Estados Unidos. Ele era um presbiteriano de origem escocesa. Ele e a esposa Isabela, também da Irlanda, viveram por algum tempo na Filadélfia, onde ele trabalhava como engenheiro ferroviário. Posteriormente, eles se dirigiram ao Oeste, para a região das sequoias, ao norte da Califórnia, e ali ele trabalhou como madeireiro. Finalmente, William se estabeleceu na área ao norte de Healdsburg, tornou-se agricultor, produzindo frutas, criando gado e gerenciando sua loja de produtos agropecuários. Até esse momento, ele não era uma pessoa muito religiosa. Mais tarde William e Isabela tiveram quatro filhos. Isabela se tornou adventista do sétimo dia, mas William, não.

Em 1905, foram erguidas algumas tendas ao norte do rio Russian, perto de Healdsburg, para uma reunião campal adventista do sétimo dia. Isabela foi à reunião campal, embora William tivesse pensado inicialmente que era um circo que tinha se instalado na cidade. Isabela convidou o marido para ir à reunião  campal. Enquanto William estava sentado sob a tenda, a pregadora começou a expor a maravilhosa verdade sobre Jesus, falando sobre a necessidade de todos os pecadores terem um Salvador e permitirem que Ele mude sua vida. A pregadora fez um apelo sério e, para surpresa de Isabela, William se levantou e foi à frente, entregando o coração ao Senhor. Ele estudou essa preciosa mensagem do advento por um ano. Passou a fechar a loja aos sábados e confiou em Deus quanto ao futuro. Ele foi batizado, uniu-se a esta igreja remanescente e, mais tarde, se tornou o primeiro ancião da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Healdsburg, localização precursora da faculdade União do pacífico.

Cristo mudou a sua vida. Ele se tornou conhecido como um homem generoso, que ajudava as pessoas necessitadas. William e Isabela Wilson são meus bisavós, e a pregadora que falou tão seriamente sobre Jesus nessa reunião campal foi Ellen G. White. Ela havia comprado a propriedade em Healdsburg depois que Tiago White morreu. Meu avó se lembrava de Ellen White indo à sua casa quando ele era menino e como ela gentilmente contava histórias para ele e seus irmãos enquanto estavam assentados a seus pés. A família Wilson deve seu conhecimento dessa preciosa mensagem do advento à direta atividade evangelística e profética de Ellen White. Como resultado, o Espírito de Profecia assume para minha família um valor ainda mais pessoal. Esta é outra razão pela qual eu creio no Espírito de Profecia.

O que o Espírito de Profecia fez por mim pessoalmente? Apontou-me a Cristo e Seu plano de salvação. Levou-me de volta a Bíblia. Tem ampliado muitos aspectos das Escrituras. Deu-me uma firme crença na direção de deus na vida de quem se coloca em Suas mãos, como já pude observar na obra dos pioneiros de nossa igreja. Deu-me uma nova visão da vida cristã. Atraiu-me para mais perto de Cristo e me proporcionou uma compreensão incrível de como cumprir a missão que nos foi confiada pelo próprio Ser que inspirou o Espírito de Profecia. Um exemplo disso é a preocupação que desenvolvi pelo reavivamento e reforma, pela missão às cidades, pelo ministério da saúde integral, por Cristo e Sua justiça, pela fidelidade a Deus, pelo desenvolvimento total dos membros (sobre os quais você vai ouvir muito mais), pelo uso das publicações e pelos meios de comunicação em nossa obra evangelística, pela compreensão da profecia, exemplo serviço do santuário, pelo trabalho dos diversos ministérios e assim por diante.

Quando penso no Espírito de Profecia, fico muito feliz por Deus ter nos oferecido tanta informação, capacitando-nos a cumprir Sua vontade em nossa vida pessoal e na missão de Sua igreja. Para mim, pessoalmente, fico muito animado por ter a Palavra de Deus e o Espírito de Profecia. Não há melhores fontes para se obter uma confiança muito firme no próprio Deus e em Seu planos para você e para mim. A que Deus maravilhoso servimos! Louvo a Deus pela Bíblia e pelo Espírito de Profecia. Sou feliz por ser adventista do sétimo dia e confiar inteiramente em Cristo e Sua justiça, que Bíblia e o Espírito de Profecia tão plenamente.

Creio pessoalmente e atesto que os escritos do Espírito de Profecia são confiáveis e verdadeiros porque Ellen G. White e seu ministério profético passam pelos quatros testes de um profeta verdadeiro:

1. A conformidade de seus escritos com a Bíblia, cumprindo Isaías 8:20 – “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva”.

2. Sua vida e obra testemunham de sua ligação com Deus, cumprindo Mateus 7:20 – “Pelos seus frutos os conhecereis.”

3. Suas profecias estão se cumprindo, em acordo com Jeremias 28:9 – “O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra será conhecido profeta, de fato, enviado do Senhor”.

4. Seus escritos exaltam a Cristo e O afirmam como o Filho de Deus, que veio a este mundo para nos salvar, cumprindo 1 João 4:2 – “Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.”

Além disso, sua vida e obra se confirmam por meio de manifestações físicas durante as visões, a atualidade e relevância de sua obra no tempo do fim, a certeza e destemor de seus pronunciamentos, o alto plano espiritual de sua obra e a natureza prática de suas explicações sobre vários aspectos da vida cristã.

É nossa feliz responsabilidade nutrir e promover a crença e aplicação do Espírito de Profecia. Não desanimem se alguém ridicularizar ou zombar de sua crença na inspiração da Bíblia ou do Espírito de Profecia. Estamos nos aproximando daquele glorioso dia da vinda de Jesus, e Ele nos chama a nos posicionarmos ao lado dele.

“Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis” (2Cr 20:20).

Nesse simpósio especial, apelo a cada um de nós e aos membros da igreja mundial a nos comprometermos completamente pela proclamação da mensagem do advento no contexto das três mensagens angélicas, conduzindo as pessoas a Cristo, à Sua justiça, à verdadeira adoração a Deus e a um entendimento de que a igreja que deus suscitou nos últimos dias é identificada em Apocalipse 12:17 – pessoas que “guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus”, que é o Espírito de Profecia.

Nosso Redentor vai nos acompanhar até o fim, porque Ele é a origem de toda verdade. Ele é a Verdade e a Palavra. Ele é o Espírito de Profecia. Ele é o rei vindouro.

Um dia, muito em breve, vamos olhar para cima e ver no céu oriental uma pequena nuvem, cerca da metade do tamanho da mão de um homem. Aquela nuvem ficará cada vez maior e mais brilhante. Em breve, ela encherá todo o céu – todo o Céu participando desse evento culminante na história da Terra. E ali, sentado no centro da nuvem de anjos, com um arco-íris acima e relâmpagos por baixo, estará Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Olhemos para cima e digamos: “Este é o deus por quem aguardávamos: Ele nos salvará.” E Cristo olhará para baixo e dirá: “Muito bem, servo bom e fiel; [...] entra no gozo do teu Senhor” (Mt 25:21). Que tempo maravilhoso será!

Como parte do chamado povo de Deus – aqueles que guardam os Seus mandamentos e têm o testemunho de Jesus -, vocês se unirão a mim no compromisso, pela graça e poder de Deus, de andar com Cristo diariamente, tomar tempo para Sua Palavra, se beneficiar do poder da oração, crer em Seus profetas e se enriquecer diariamente pela leitura do Espírito de profecia enquanto proclama essa mensagem do advento? Você aceita esse desafio, pondo-se em pé comigo agora?

*Ted N. C. Wilson, é Presidente da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

FONTE: Texto extraído do livro Quando Deus Fala – O Dom de Profecia na Bíblia e na História, Tatuí, SP: CPB, 2017, p. 489-499.

Nenhum comentário:

Postar um comentário