Teologia

domingo, 30 de dezembro de 2018

REFLEXÃO DE FIM DE ANO


Ricardo André

Mais um ano que se finda. Como foi para você? O que significou este ano para sua vida particular, para sua religião, para sua fé? É óbvio que nem tudo foi bonança e tranquilidade. Por certo houve momentos de tristeza, dores, desânimo, de lutas mas houve também horas de alegria, de felicidade, de paz. Nossa vida neste mundo é formada por altos e baixos, por vitórias e fracassos, por dias de luminosidade e por períodos de nuvens escuras. É assim, mesmo em se tratando da vida cristã. O importante é não perder o rumo, não deixar que a desesperança se aposse de nós e nos derrote. Eis a preciosa promessa da Palavra de Deus: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a Sua mão” (Sal. 37:23 e 24).

A vida do patriarca Jó reconhece que pôr-do-sol e amanhecer, nuvens escuras e céu brilhante, lágrimas de pesar e sorrisos de satisfação são apenas pequenos momentos na jornada da vida. Em todo este tempo, a fé e a oração precisam brilhar e fazer-nos confessar: “Eu sei que o meu Redentor vive e por fim Se levantará sobre a Terra” (Jó 19:25).

Apesar das aparências em contrário, Deus está sempre conosco. Mesmo nas circunstâncias mais escuras, somos confortados por Sua presença. Nosso desafio é manter isto em mente, e continuar a busca-Lo.

No ano que está chegando ao fim, pode ser que você teve êxito em seus empreendimentos, em seus estudos, em sua vida familiar. Mas pode acontecer também que você esteja findando o ano com um certo sentimento de frustração por metas não alcançadas, por algum insucesso, por não ter conseguido o que desejava em sua vida profissional, ou afetiva, ou mesmo espiritual. Mas pense: há muitos motivos de celebração também. A própria vida, preservada em meio a tantos perigos! Vivos, temos oportunidade de escolher a quem servimos e onde passaremos a eternidade quando o Senhor voltar pela segunda vez. Podemos ainda celebrar a esperança que ilumina o coração. A fé no futuro glorioso que nos espera, pela certeza da salvação em Cristo. Os amigos sinceros. As muitas realizações conseguidas, embora almejássemos alturas mais elevadas.

O saudoso cartunista Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil, escreveu em algum lugar o seguinte pensamento: “Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente”. Terminemos, pois, o ano, com um coração agradecido. Como nas palavras do hino nº 244, do Hinário Adventista do Sétimo Dia: “Conta as bênçãos! Conta quantas são, recebidas da divina mão: uma a uma, dize-as de uma vez! Hás de ver, surpreso, quanto Deus já fez!”

Um ano se passou! 365 dias mais perto do lar Celestial. Continuemos vivendo com Cristo e com esperança até que nos chame para o descanso, ou O vejamos aparecer em glória e majestade. Continue com Deus rumo ao Lar Celestial, pois cada dia que passa em nossa vida, estamos mais perto do encontro com o nosso Senhor, quando nos levará para o Céu, e viveremos para sempre com Ele (1Ts 4:13-18).

Termino nossa reflexão com um lindo pensamento da escritora cristã Ellen G. White:

“Estamos a caminho do lar. Só um pouco e a luta terá fim. Que nós, imersos no calor do conflito, sempre mantenhamos em mente a visão das coisas que não se veem – do momento em que o mundo será banhado pela luz do Céu, os anos passarão em alegria, quando a cena das estrelas da manhã cantarão juntas e os filhos de Deus exclamarão de júbilo, enquanto Deus e Cristo Se unirão a proclamar: ‘Não haverá mais pecado, nem morte’. ‘Esquecedo- [nos] das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de nós estão', prossig[amos] para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de deus em Cristo Jesus (Fp 3:14)” (A Caminho do Lar [MD 2017], p. 14).

Caro leitor, obrigado por acompanhar nosso Blog durante o ano de 2018! Que Deus guarde você, por todo os seus dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário