Teologia

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

POR QUE DEUS NÃO RESSUSCITA MORTOS NA ATUALIDADE?


Ricardo André

No evangelho de Mateus encontramos, no capítulo 10, a narrativa do chamado dos doze discípulos para o ministério do apostolado, realizado por Jesus em Sua terceira viagem a Galileia, no inverno entre os anos 29-30 (Comentário Bíblico Adventista, v. 5, p. 387). Quase todo o relato do capítulo trata da instrução de Cristo aos doze em preparação para enviá-los a pregar. Eles aprenderam primeiramente sobre Jesus para depois serem enviados por Ele. “Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônio” ordenou-lhes Jesus (Mateus 10:8, NVI). Essa era a obra de Jesus, e Seus discípulos deveriam continuá-la. De fato, os milagres acompanharam a nova mensagem pregada por esses servos de Deus (Marcos 1:27; Hebreus 2:3-4; 2 Coríntios 12:12). Eles realizaram muitos milagres aqui na terra. Porém, de todos os milagres realizados pelos servos do Senhor Jesus, nenhum é mais impressionante do que a ressurreição de mortos.

Encontramos nas Sagradas Escrituras registros de duas ocasiões em que os apóstolos foram usados como instrumentos de Deus para ressuscitar mortos. A primeira ocasião foi quando da ressurreição de Tabita ou Dorcas (a tradução do nome do aramaico ao grego). Ela era uma cristã amada e respeitada que se dedicava ao serviço ao próximo, especialmente ao de ajudar aos pobres. Quando ela morreu, os discípulos em Jope chamaram o apóstolo Pedro, que estava na cidade vizinha de Lida. Quando Pedro chegou, ele achou outras viúvas chorando e mostrando exemplos das boas obras feitas por Tabita. Pedro orou ao Senhor e disse para Tabita se levantar. Ela abriu os olhos e levantou! Pedro apresentou a mulher viva às suas amigas que haviam lamentado sua morte (At 9:36-42).

A outra ocasião foi quando da ressurreição do jovem Êutico (At 20:7-10). No regresso da sua terceira viagem missionária, Paulo estava com pressa para chegar ao seu destino, Jerusalém. Ele e vários outros homens levavam dinheiro doado pelas igrejas da Europa e Ásia para ajudar os cristãos necessitados em Jerusalém. Na volta da Europa, passaram na cidade de Trôade, onde esperavam uma semana para se reunir com os irmãos. Paulo pregou e estendeu seu discurso. Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, dormiu e caiu do terceiro andar do local onde a igreja se reunia. Ele morreu. Quando Paulo se inclinou e abraçou Êutico, o jovem levantou vivo!

Muitos cristãos hoje em dia (em sua maioria evangélicos neopentecostais), com base no texto de Mateus 10:8 e nas experiências dos apóstolos, acreditam que, hoje, Deus pode usar pessoas consagradas e devotadas para realizar o milagre da ressurreição. E, há muitos relatos na Internet de crianças e adultos que teriam 'ressuscitado' instantes, minutos ou horas após a 'morte', graças a orações. Vale dizer que alguns desses relatos que viralizam na internet não passam de fraudes. Em fevereiro de 2019, o site de notícias da BBC News Brasil postou uma matéria a respeito de uma falsa ressurreição próximo a Joanesburgo, África do Sul, arquitetado pelo falso pastor Alph Lukau. Ele produziu um vídeo em que ele “ressuscita” um fiel de sua igreja. O vídeo viralizou e foi apresentado como prova de poder de Deus em outras igrejas evangélicas, inclusive no Brasil. Ocorre que, alguns dias depois, a farsa foi desmontada. O homem que se levantou nunca havia morrido. A suposta “ressurreição” não passou de uma simulação para enganar as pessoas.

As perguntas que se impõem são: Cristo realiza, hoje, o milagre da ressurreição? O que dizer dos relatos de pessoas que foram declaradas mortas, alguém fez oração intercessória, a pessoa acordou? Nesses casos, houve mesmo ressurreição?

Não há milagre de ressurreição hoje

Antes de continuarmos nosso estudo, devo dizer que a abordagem aqui reflete a minha compreensão pessoal a respeito do tema em tela. Ela não pretende ser a verdade absoluta. Longe disso! Posso estar errado em meu ponto de vista. Posso mudá-la, caso nova luz me seja apresentada a respeito desse assunto.

Particularmente, não acredito na contemporaneidade do dom de ressuscitar mortos. Não acredito que seja parte do plano de Deus ressuscitar mortos agora, em nosso tempo presente. Agora, não me interprete mal. Não estou aqui dizendo que é impossível Deus realizar o milagre da ressurreição hoje ou que ele nunca possa fazê-lo. Como soberano Criador e mantenedor do Universo, ele pode realizar um milagre em qualquer momento que desejar. A questão é que simplesmente pode não ter uma razão para mostrar publicamente o seu poder de ressuscitar como fazia durante os tempos bíblicos porque todas as verdades do evangelho pregadas pelos apóstolos já foram autenticadas pelos milagres. Vale ressaltar que o propósito das ressurreições realizadas durante o período apostólico não foi manter a vida de todos os fiéis. Tanto é assim que, muitos cristãos foram mortos por causa da sua fé, e os apóstolos não agiram para reanimar esses mártires. Estêvão, Tiago e inúmeros outros sacrificaram suas vidas por Jesus e foram enterrados.

Ademais, não podemos olvidar que no período apostólico para que a obra do evangelho pudesse avançar no mundo antigo e pagão, a igreja nascente precisava dos atos miraculosos de Deus, inclusive o da ressurreição de mortos. Tais milagres foram necessários não somente para confirmar a mensagem do evangelho naquele tempo, mas também para legitimar aqueles que estavam fazendo o milagre. Atos 2:22 declara: "Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem”. O mesmo é dito dos apóstolos: "Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos" (2 Coríntios 12:12). Ao falar do Evangelho, Hebreus 2:4 proclama: “Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade”.

Exatamente como uma casa, a fundação só precisa ser construída uma única vez. Os milagres no tempo de Jesus e dos apóstolos, notadamente o milagre da ressurreição, foram atos especiais de Deus que lançaram o fundamento de Sua nova aliança e sua oferta de libertação do pecado (Hb 2:3,4). Penso que, como agora temos a verdade de Jesus preservada nas Sagradas Escrituras. Agora temos os escritos dos apóstolos gravados na Santa Bíblia. Jesus e Seus apóstolos, como dizem as Escrituras, são a pedra angular e a fundação da nossa fé (Efésios 2:20). Nesse sentido, milagres ou atos sobrenaturais, extraordinários não são mais tão necessários, já que a mensagem de Jesus e Seus apóstolos já foi confirmada e perfeitamente preservada nas Sagradas Escrituras. Indiscutivelmente, Deus ainda opera milagres, conforme já demonstrei num artigo anterior, onde explicito minha crença na contemporaneidade dos dons espirituais de curas e milagres (ver o link a seguir: http://averdade-emjesus.blogspot.com/2020/01/por-que-nao-ha-milagres-na-igreja.html) Ao mesmo tempo, não devemos esperar que pessoas mortas ressuscitem hoje da mesma forma que aconteceram nos tempos bíblicos.

Você talvez pergunte: Então, como explicar os casos de pessoas que foram supostamente ressuscitadas, hoje, após orações?

Quando não se tratam de fraudes promovidas por pastores e leigos neopentecostais, essas histórias têm uma explicação simples: os “mortos” não estavam completamente mortos. Elas ficaram quase mortas, à beira da morte. O que aconteceu nesses casos foi que o coração dessas pessoas consideradas mortas sofreu uma parada cardíaca, o coração deixou de funcionar e houve a interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro durante alguns minutos, uma, duas, três ou mais horas. Porém, o cérebro surpreendentemente continuou em atividades. Cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA, em suas pesquisas recentes constataram uma alta frequência de atividades neurofisiológicas, ou seja, intensa atividade cerebral depois de parada cardíaca. Em alguns casos, após sofrerem a parada cardíaca as pessoas sobrevivem, ou seja o coração dessas pessoas voltam a funcionar novamente.

Muitas pessoas que escaparam de paradas cardíacas já relatam que enquanto estiveram no período denominado de “quase-morte” tiveram “visões de luz e até de Jesus”. Vale dizer que tais “visões” não são, de modo algum, evidência de vida após a morte ou prova de uma base não corpórea da consciência humana, como querem os espíritas kardecistas. De acordo com a Bíblia Sagrada, não existe vida consciente à parte do corpo ou após a morte do corpo, que tal crença é criação do inimigo de Deus (Ecl 9:5, 6; Sl 146:4; Gn 3:4). As referidas “luzes” vistas pelas pessoas que estiveram quase mortas decorrem simplesmente da frequência cerebral, que como já mencionamos, os estudos científicos apontam que quando as pessoas sofrem paradas cardíacas o cérebro ainda por alguns minutos ou horas permanecem em intensa atividades.

O site de notícias G1, em 22 de agosto de 2013, repercutiu uma interessante matéria do "New York Daily News", que trata do caso de um mecânico norte-americano, Tony Yahle, de 38 anos, cujo coração voltou a bater depois de 45 minutos parado. Ele tinha sido considerado pela equipe médica como “clinicamente morto”. Quando “voltou à vida”, os médicos já tinham interrompido as tentativas de salvá-lo. (Veja mais detalhes desse episódio no link a seguir: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/08/homem-volta-vida-depois-de-coracao-ficar-45-minutos-parado.html)

Acredito que nesse estágio, Deus pode, sim, como resposta as orações ou não, segundo a Sua vontade, operar o milagre de fazer o coração funcionar outra vez, livrando a pessoa da morte. Todavia, não acredito que pessoas completamente mortas, com seus corpos já autopsiados, embalsamados, em decomposição avançada e, até, enterrados e cremados, voltem a vida. Repito: com isso, não quero dizer que Deus não tenha o poder de ressuscitar os mortos, apenas acredito que esse não é o tempo de ocorrer a ressurreição dos mortos. Creio que, como veremos abaixo, ela ocorrerá, mas no “tempo em que Deus restaurará todas as coisas” (At 3:21), na segunda vinda de Cristo (1Ts 4:13-18).

Os mortos voltarão a vida

Embora Deus não opere, hoje, o milagre da ressurreição, há esperança para os que morreram em Cristo. No “último dia” da história desse mundo, os cristãos fieis ressuscitarão (Jo 11:24, 25). A ressurreição dos filhos de Deus é coisa tão certa como a luz do sol que nos ilumina, como a chuva que molha a terra e como as nuvens que fazem sobre nós. As Sagradas Escrituras fazem a seguinte promessa: “Mas os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão. Vocês, que voltaram ao pó, acordem e cantem de alegria. O teu orvalho é orvalho de luz; a terra dará à luz os seus mortos” (Isaías 26:19, NVI).

Nosso Senhor Jesus prometeu: “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados” (João 5:28,29, NVI).

Os que forem remidos por Cristo receberão a ressurreição em seu mais alto significado. Eles ressuscitarão, não como eram ao descerem a sepultura, mas perfeitos em todo o sentido: não mais doentes, não mais com dores, não mais cegos, não mais surdos nem mudos, não mais deficientes físicos.

“Todos os defeitos e deformidades serão deixados no túmulo”. O nosso corpo, antes mortal, poluído pelo pecado, maltratado pelo sofrimento e pela dor, recebe novas formas, cheias de beleza e juventude. Quando as pessoas morrem, seu corpo se desmancha até virá pó. Como é possível um corpo que se deteriorou virando pó poderá se reconstruído? É aí que entra a promessa da Bíblia: “Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória"(I Coríntios 15:51-54, NVI). Jesus remodelará nosso corpo e ressuscitaremos “incorruptíveis”. Nosso corpo ressuscitado será eterno e muito mais bonito do que nesta vida.

Jesus é a garantia de vida eterna. Tão certo como Ele ressuscitou dos mortos, Ele ressuscitará aqueles que são Seus. Ele mesmo prometeu: “(...) Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25, NVI). O Cristo ressurreto é “as primícias dentre aqueles que dormem” na morte. “Depois, quando ele vier, os que lhe pertencem” (1 Coríntios 15:23, NVI). Portanto essa mudança de vida dessa magnitude só se tornará efetiva quando Jesus retornar em glória e majestade. Este estupendo acontecimento tão aguardado por todos nós se dará quando a voz de Cristo, como poderoso Arcanjo (I Ts 4:16), se fazer ouvir pela redondeza da Terra, chamando os santos que dormem. “[...] Ele olha para a sepultura dos justos e, levantando as mãos para o Céu, brada: ‘Despertai, despertai, despertai, vós os que dormis no pó, e surgi’. [...] Os últimos traços da maldição do pecado serão removidos, e os fiéis de Cristo aparecerão na ‘beleza do Senhor nosso Deus’, refletindo no espírito, alma e corpo a imagem perfeita do seu Senhor” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 644, 645).

Sendo que nosso Salvador Jesus foi ressuscitado e está vivo, Ele tem “as chaves da morte e do inferno [sepultura]” (Ap 1:18), e promete chamar da sepultura “os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida” (Jo 5:29). Com essas chaves, Cristo chamará a você e a mim, a cada um de nós, quem quer que sejamos e onde quer que nos encontremos, para uma vida que jamais acaba.

Queridos amigos leitores, muitos de nós, com olhos molhados de lágrimas, temos estado diante da sepultura de um ente querido e feito a pergunta: “por quê?” Anime-se: a grande e abençoada manhã da ressurreição está chegando. E quando Deus restaurar a beleza e a alegria para nós, ao recebermos os nossos entes queridos, nós estaremos indo para um lugar onde nós nunca mais experimentaremos a dor da morte novamente. Ele prometeu “Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21:4). Naquele tempo Deus vai finalmente destruir o pecado, Satanás, e o último inimigo, a morte, não existirá mais (veja 1 Coríntios 15:25, 26). A bondade de Deus terá a vitória completa sobre o mal. Uma mensagem vai subir” Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1 Co 15: 55). Mas, antes que esse dia chegue, você pode começar agora uma vida nova e melhor, sim, a vida eterna – com Jesus como seu Salvador, Companheiro e Amigo! Louvado seja o Senhor da vida!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário