Teologia

domingo, 19 de janeiro de 2020

“VÓS SOIS A CARTA DE CRISTO”


Ricardo André

“Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, sendo manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração” (2 Coríntios 3:2, 3).  

I – Introdução

Quando deixei a casa de meus pais no Cabo de Santo Agostinho/PE, e viajei para Lagarto, em fevereiro de 1993, escrevi muitas cartas para minha mãe. Naqueles tempos não era possível falar ao telefone como fazemos hoje. Tanto os namorados como os pais e filhos escreviam com muita frequência. Tenho uma caixa onde coleciono cartas que recebi na minha adolescência e juventude. Ao ler cada uma consigo sentir novamente o carinho e atenção dedicados a mim. Quem me escreveu parou, assentou-se, separou o melhor papel (mulheres escolhem sempre com impressões decorativas), caneta, pensou quais palavras usar e imprimiu em suas letras o sentimento que nutria por mim. Milhões de pessoas enviavam cartas umas para outras. Cartas de amor, de esperança, de gozo e de alegria. Cartas de apreciação, de felicitação e de pêsames. Hoje, não se escreve mais cartas com a mesma frequência que há alguns anos, pois temos o celular, as Redes Sociais, o e-mail.

No dia 23 de janeiro de 1994, minha mãe escreveu uma pequena carta para mim. Nesta linda carta ela expressa muita preocupação e tristeza por eu, à época, está só em Lagarto. Num trecho da Carta ela diz: “(...) Naquele dia que você me telefonou entrei em depressão só em lembrar que estava sozinho sem família. Espero que tenha encontrado alguém que [lhe dê] palavras de conforto. [...] Termino aqui estas poucas linhas com o coração cheio de saudades. A próxima te dou mais notícias. Eu te abençoo”.  Esta carta da minha mãe causou-me uma impressão tão grande que a guardo com muito carinho. Essa carta tornou-se muito mais significativa e especial para principalmente após o falecimento dela, na madrugado do dia 25 de junho de 2004.

II – O poder de uma Carta

Cartas são escritas para expressar conforto, alegria e agradecimento. No texto de 2 Coríntios 3: 2 e 3, o apóstolo Paulo disse aos coríntios que deviam ser uma carta aberta, lida e relida em todo o mundo. Suas vidas deveriam ser uma mensagem de alegria e esperança àqueles que sofrem no pecado. Paulo vai mais além: Afirma que somos a carta de Cristo. Nestes versos encontramos uma grande verdade, uma verdade que é ao mesmo tempo uma inspiração e uma terrível advertência – todo cristão é uma carta aberta para Jesus Cristo. Cada cristão, goste ou não, é uma propaganda para Cristo e a Sua Igreja. A honra da Igreja, a honra de Cristo descansa nas mãos dos que o seguem. Julgamos um comerciante pelo tipo de produtos que vende; a uma costureira pela roupa que produz, a uma igreja pelo tipo de home e mulher que cria; e portanto os homens julgam a Cristo por Seus seguidores.

Que privilégio para meros seres humanos, fracos e mortais, de serem os representantes de Cristo, de serem os transmissores de Sua mensagem, os veículos, aos instrumentos para levar ao coração de homens e mulheres uma mensagem de alento e esperança! Cartas que podem ser um bálsamo, um gozo, uma alegria às almas perdidas que jazem no pecado.

O apóstolo Paulo também disse aos membros da igreja de Corinto que além de serem cartas eles deveriam ser textos possíveis de serem lidos. “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.” (2 Co 3:2). O mundo precisa conhecer o Deus que nos salvou e libertou, o mundo deve conseguir ler o evangelho que nós carregamos e ver em cada passo, expressão e palavra que sai de nossos lábios o Senhor Jesus.

III – Qual mensagem que Transmitiremos Hoje?

Você já prestou atenção na profundidade desse versículo? O apóstolo Paulo afirma que somos uma carta escrita pelo Espírito Santo? Toda carta tem uma mensagem a ser transmitida. Qual é a mensagem que transmitiremos hoje? Que estarão lendo nossos amigos e irmãos em nossa vida? Esta carta não deve ser enunciada e escrita com tinta, em corações de pedra, mas escrita pelo Espírito Santo, em corações transformados pelo poder de Sua Palavra. Corações que amam, que sofrem com aqueles que sofrem, que tem sempre uma palavra de conforto e esperança a um mundo sacudido pelos vendavais da corrupção, morte, terrorismo e sofrimento.

A irmã Ellen G. White afirma: “É manifesto que vós sois a carta de Cristo, conhecida e lida por todos os homens. Em cada um de Seus filhos Jesus envia uma carta ao mundo, se sois seguidores de Cristo, Ele mandará por vosso intermédio uma carta à família, à cidade, à rua em que mora” (Caminho a Cristo, p. 115).

Se somos a carta do Espírito Santo devemos levar a mensagem do evangelho em nossa vida. Quando saímos ao mundo temos a responsabilidade que nos atemoriza e nos inspira de ser cartas abertas, propaganda de Cristo e de Sua Igreja.

IV – Como as pessoas tem olhado para os Cristãos?

As pessoas têm que olhar para nós e associar as palavras que dissermos e escrevermos com o nosso viver. Jesus tem que ser conhecido pelas pessoas por meio das nossas atitudes, do nosso exemplo. Todos devem olhar para nós e ver novas criaturas transformadas pelo poder de Deus. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Co 5.17).

"Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens." 2 Coríntios 3:2, então cabe fazer a seguinte pergunta:

O que as pessoas, sejam elas mundanas ou não, estão lendo quando olham para você? Quais são os valores, os princípios e as virtudes que você mantêm estampados em sua vida para que os outros vejam?

Quais são as palavras e notícias que você tem carregado diariamente consigo para entregar aos outros, mesmo que eles não sejam cristãos como você? São boas notícias e palavras de bênçãos ou não? Saiba que todas estas coisas contam muito e quando juntas tornam-se algo poderosamente inspirador. O exemplo.

Então, que exemplo você manifesta em sua vida para inspirar o seu próximo? Não estou tratando aqui apenas do que você fala, mas principalmente daquilo que você vive. Não sei se você já se deu conta de que nossas palavras, muitas vezes, encontram resistências e oposições nos ouvidos e nos corações de outras pessoas, não importa o quão bem intencionada nossa fala seja; mas o fato é que o exemplo rompe todas estas barreiras.

A irmão Ellen G. White, escreveu: “Nossa influência sobre os outros não depende tanto do que dizemos, mas do que somos. Os homens podem combater ou desafiar a nossa lógica, podem resistir a nosso apelos, mas a vida de amor desinteressado é um argumento que não pode ser contradito. A vida coerente, caracterizada pela mansidão de Cristo, é uma força no mendo” (O Desejado de Todas as nações, p. 142).

Portanto, se você é um exemplo de indiferença não espere que as pessoas ouçam quando você falar do amor; Se você é um exemplo de impaciência, não pense que as pessoas vão lhe ouvir quando falar sobre a paciência; Se você é desleal, não tenha qualquer expectativa de que as pessoas o escutem quando você pregar sobre a lealdade; Se você mente, nem se dê ao trabalho de falar sobre a verdade.

Como as pessoas têm olhado pra mim? Com inveja, querendo ter riquezas e poder? Com pena, não querendo ser sofredor e triste? Com desprezo por sermos fofoqueiros briguentos, encrenqueiros, invejoso e egoísta? Ou com admiração e arrependimento, por sermos homens e mulheres de Deus, santos, obedientes, amorosos, pacientes, alegres, mansos, bondosos, fiéis e equilibrados? Querendo conhecer um Deus diferente de qualquer outro, que leva alguém a perder a sua própria vida (Mt 16:25), a entrar por uma porta estreita (Mt 7:14), a amar os inimigos (Mt 5:44) e a reconhecer que nunca chegará a Deus por suas próprias forças, que sozinho não é nada, mas que em Cristo pode alcançar o coração do Pai. (Rm 11:36). Só isso é o verdadeiro evangelho! Só isso transmite a mensagem que Ele queria! Esta é a verdadeira carta que o Espírito deseja escrever, outra coisa se tornará mero bilhete copiado e mal interpretado.

A nossa oração hoje deve ser: “Ajuda-me, Senhor, a ser a carta de Cristo não somente neste dia, mas enquanto eu viver”!




Nenhum comentário:

Postar um comentário