Teologia

domingo, 25 de junho de 2017

NOVOS DIÁCONOS E DIACONISAS SÃO ORDENADOS NESTE SÁBADO NA IGREJA ADVENTISTA CENTRAL DE LAGARTO



por Ricardo André

Ocorreu na manhã deste sábado (24), uma cerimônia considerada como consagrada pelas igrejas cristãs chamada de “ordenação” ao ministério, na Igreja Adventista do Sétimo Dia - Central de Lagarto/SE. O sagrado rito da ordenação por imposição de mãos consiste em uma prática com base bíblica e descrita no Manual da Igreja, na qual anciãos, diáconos e diaconisas, eleitos pela Igreja, são separados e abençoados para o serviço na Casa de Deus através da oração e imposição de mãos. Jesus Cristo quando separou os seus discípulos para as responsabilidades que eles estavam investidos, ele impôs as mãos sobre eles. A igreja cristã tem feito isso desde a ordenação dos pequenos diáconos, diaconisas, anciãos e também os pastores.

No 1° século, por conta do crescimento exponencial da igreja cristã primitiva, sete diáconos foram escolhidos e ordenados para ministrar as necessidades das viúvas da igreja em Jerusalém (Atos 6:1-8). Todavia, “o fato de terem sido esses irmãos ordenados para a obra especial de olhar pelas necessidades dos pobres, não os excluía do dever de ensinar a fé. Ao contrário, foram amplamente qualificados para instruir a outros na verdade; e se empenharam na obra com grande fervor e sucesso” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 90).

Segundo o Manual da Igreja, a cerimônia de ordenação de diáconos e diaconisas é sempre dirigida por um Ministro ordenado e auxiliado por outros pastores ou anciãos já ordenados (p. 80, 81). Neste sábado, na Igreja Central, o Pastor distrital David Nery, antes de proferir o sermão do culto divino reservado para ele, ministrou a cerimônia auxiliado pelos anciãos Anderson Souza, Erivan, Jailton Gregório, Patrício Darvison, Raimundo Nonato Rabelo, Ricardo André de Souza, Ronyclay Genisson de Jesus Santos e Wilton Lima de Andrade.

Fazendo uso da palavra antes do momento da ordenação o pastor David pediu para que os irmãos abrissem suas Bíblias em 1Timóteo 3:8-10; Atos 6:1-8 e Romanos 16:1 e 2, e após ler estes textos fez uma explanação dos mesmos, mostrando como as mulheres foram incluídas nos serviços das igrejas cristãs primitivas, bem como das qualificações dos diáconos e diaconisas para o desempenho do cargo.

Em seguida fez a oração da ordenação. Em um dado momento, o pastor juntamente com os anciãos locais impuseram as mãos sobre os diáconos José Valter Batista D. Júnior, Marcos Honório da Silva e Rômulo Silva, bem como nas diaconisas Ana Claudia de Santana Souza, Liliane Dias do Nascimento, Maria Aparecida de Jesus, Maria José, Rita de Cássia, Rosileide Santos, Rosimeire Batista de Santana e Selma Correia Monteiro. O ancião Ricardo André teve a alegria e o privilégio de ver e participar da ordenação de sua esposa, Ana Claudia.

Após a cerimônia, o Pastor David passou a prestar uma homenagem aos anciãos da igreja pelo seu dia, Dia do Ancião, leu um texto mostrando a importância do ministério dos anciãos para a igreja local, felicitou-os, destacou o preparo espiritual e doutrinário do grupo, e ofereceu presentes para todos os anciãos. Em seguida, proferiu um belo sermão baseado no Evangelho de João 21:15-17. Ao fazer a explanação do texto sacro exortou os anciãos a manifestar amor pelas ovelhas do Senhor, cuidar dos membros da igreja. “Sem amor o ministério evangélico está fadado ao fracasso”, afirmou ele. A celebração desse sábado foi maravilhosa, uma bênção para todos os presentes.

Confira abaixo algumas fotos desse dia:























Um comentário:

  1. Fiquei encantado com o texto e a notícia. Parabéns aos envolvidos na confecção do mesmo.

    ResponderExcluir